22/08/2023
Geral Região

Corpos de sem terra começam a ser exumados nesta segunda

imagem-112451

Da Redação

Região – Os corpos de Vilmar Bordim, 44 anos, e Leonir Orbach, 25 anos, sem terra mortos durante ação da Polícia Militar, em Quedas do Iguaçu, no dia 7 de abril deste ano, começam a ser exumados nesta segunda feira (30). A previsão da Polícia Federal é de que o trabalho seja concluído até quinta (02). Os sem terra foram mortos nas proximidades do assentamento Dom Tomás Balduíno.

Peritos estão em Três Barras, onde Vilmar está sepultado. O corpo será removido ainda hoje para o Instituto  Médico Legal de Cascavel e amanhã, terça, será levado novamente a Três Barras onde será sepultado. A exumação de Leonir, que foi enterrado em cemitério de Francisco Beltrão acontecerá na quarta (1°).

De acordo com a Justiça, as exumações contribuirão para a elucidação do caso. É que testemunhas dizem que policiais armaram uma emboscada, começaram a atirar e que os sem terra revidaram. Policiais envolvidos dão a versão contrária. Um laudo do Instituto Médico Legal (IML), de Cascavel, porém, diz que a bala que atingiu Leonir, foi disparada nas costas da vítima. 

Em função disso, a Justiça determinou a reconstituição do confronto, com versões dos policiais e dos sem-terra, e a exumação dos corpos dos dois mortos.

Antecedendo as exumações, já foram realizadas reconstituições do fato, nos dias 11 e 12 de maio, acompanhadas por policiais civis, Ministério Público (MP-PR), advogados dos envolvidos e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Defensoria Pública do Paraná e de organizações de defesa dos direitos humanos. Dois policiais ambientais, dos quatro policiais do Choque e um segurança particular da Araupel, empresa de reflorestamento que teve terras ocupadas pelo MST, e que estiveram no confronto, também participaram, além de testemunhas dos sem terra.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.