Cristina Esteche
Guarapuava – Vereador, prefeito de Guarapuava por três mandatos, deputado estadual, deputado federal e senador. A carreira política de Nivaldo Kruger passa também pela presidência estadual do PMDB, da Sanepar e pela Secretaria Especial do Paraná, em Brasília. Porém, é o espírito associativista e o olhar voltado ao municipalismo que compõem a ferramenta de uma atuação voluntária voltada ao bem comum.
Fundador de entidades como a Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Associação Brasileira dos Municípios (ABM), das quais também foi presidente, Nivaldo Kruger teve a sua trajetória local reconhecida nesta quarta feira (1°). A sala da presidência da ACIG passa a levar o seu nome.
A homenagem levou à entidade representantes de vários segmentos da sociedade guarapuavana, numa das solenidades mais concorridas do ano. Empresários, familiares, amigos, membros da Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava – entidade que Nivaldo Kruger preside -, Instituto Histórico, Unicentro, Faculdade Campo Real, Rotary Clube, Cooperativa Agrária, entre outros, prestigiaram o evento e enalteceram o homenageado.
A vice prefeita Eva Schran disse que Nivaldo Kruger é um exemplo de amor à vida e a Guarapuava. “Como representante do Poder Público digo que temos um sentimento de gratidão por tudo o que o senhor fez na cidade e na região”. Eva também fez menção ao “bom diálogo” que Kruger manteve com a Igreja e que resultou na doação da área então pertencente à Mitra Diocesana para a implantação da Vila Concórdia. “Essa doação foi feita por D. Frederico Helmel, bispo diocesano da época”.
Para o presidente da ACIG, Eloi Mamcasz, Nivaldo Kruger construiu uma história de empreendedorismo ao fundar a Associação. O presidente listou conquistas da entidade na época, como a rede de energia elétrica, saneamento, telefonia, equipamentos para os Correios, entre outros benefícios.
Emocionado, Nivaldo Kruger lembrou passagens da sua infância, ensinamentos do seu pai, conquistas obtidas como político, e dedicou a homenagem à família. “Agradeço a homenagem e confesso que nunca pensei em recebê-la, mas quero dedica-la á minha esposa Lenita e aos meus filhos”.