Da Redação, com Odair José
Reserva do Iguaçu – A Escola Nova Esperança, mantida pela Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) comemorou na última terça (07), 16 anos de existência em Reserva do Iguaçu. Para comemorar a data em grande estilo, a direção, professores, funcionários e alunos organizaram a primeira Mostra Cultural “Nossa história, nosso lugar, nossa escola”.
Através de stands, cartazes, fotografias e explicação oral, a feira abordou a História do Paraná e o histórico da APAE e da Escola Nova Esperança. Além de marcar o aniversário da instituição, a proposta do evento foi de mostrar à comunidade a produção de conhecimento que os alunos realizam em suas atividades na escola.
“Temos fotos que representam não só a trajetória da escola, mas também de muitos alunos que entraram aqui pequenos e hoje são adultos. O evento foi um sucesso de público e cumpriu com o seu objetivo, sendo de mostrar o aprendizado dos alunos e de proporcionar à comunidade o reconhecimento de todo esse trabalho”, disse Jussara Macedo de Matos, diretora da Escola Nova Esperança.
A secretária de Educação, Nice Moraes, esteve presente no evento. Ela comentou que ficou encantada com o desempenho dos alunos. “É um trabalho riquíssimo e que reflete o empenho de toda uma equipe que no dia a dia faz com que a escola funcione e seja uma referência, não só no município, mas também na região. Só tenho a agradecer os alunos, direção, professores, e a comunidade que esteve envolvida”, disse.
TRAJETÓRIA
Fundada em 1997, a APAE sempre se manteve fiel à sua proposta de educar seus alunos preparando-os para a inclusão na sociedade. E a partir deste objetivo é que em 2000, foi criada a Escola de Educação Especial Criança Esperança. A instituição foi instalada em um prédio cedido pela Copel, na Vila Copel, passando a ser mantida em sua totalidade pela associação. Já em 2010, a escola mudou de nome, passando a se chamar Escola Nova Esperança.
Atualmente a escola vive uma de suas maiores conquistas, sendo a tão sonhada sede própria. A nova escola foi construída na sede do Município e atende aproximadamente 40 alunos, oferecendo uma educação especial e de qualidade por meio de seu quadro funcional que incluí profissionais das áreas de pedagogia, psicologia, assistência social, fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional.