Da Redação
Guarapuava – Uma manifestação foi organizada nessa sexta feira (10), por acadêmicos da Unicentro no campus Santa Cruz. Isso tudo foi motivado pelo descontentamento dos estudantes pelo decreto 4.189/2016, assinado pelo governador Beto Richa no último dia 27 de maio.
A partir de agora, com a assinatura, as universidades estaduais do Paraná perdem a autonomia na tomada de muitas decisões administrativas. A principal reclamação dos acadêmicos, porém, é por conta da interferência direta do Estado, a partir do decreto, na contratação de professores colaboradores para as instituições de ensino superior do Estado.
Com isso, alguns cursos que tem em sua maioria professores colaboradores, correm o risco de ficarem sem docentes por um determinado período, até que as contratações sejam autorizadas e expedidas pela Secretaria de Estado da Administração e Previdência.
Antes do decreto, as instituições, como a Unicentro em Guarapuava, tinham total autonomia na contratação dos profissionais de educação, o que favorecia a própria universidade, além dos acadêmicos.
No último dia 03 de junho, o Conselho de Administração (CAD) da Unicentro, já havia publicado um manifesto de indignação contra a assinatura do governador do Paraná.