Da Redação, com Odair José
Reserva do Iguaçu – A Secretaria de Saúde de Reserva do Iguaçu garantiu a implantação do Programa de Combate ao Tabagismo, e na tarde da última terça (14), foi realizado na Unidade de Saúde da Família o primeiro encontro dos pacientes interessados em parar de fumar. A proposta do grupo é de deixar o vício em apenas um mês de tratamento e acompanhamento.
Na ocasião, os participantes passaram por uma triagem para se saber o grau de dependência de cada fumante. Eles também receberam orientações diversas sobre as formas de tratamento e sobre o acompanhamento profissional que irão receber ao longo das atividades do programa.
Uma equipe multidisciplinar composta de médico, enfermeiro, farmacêutico e nutricionista levarão em conta todas as particularidades de cada paciente para que seja escolhida a melhor forma de tratamento, seja através de métodos naturais ou até mesmo com o uso de medicamentos.
De acordo com a enfermeira responsável pelo programa, Thais Corrêa, aproximadamente 50 pessoas estão cadastradas no programa. Além do grupo que iniciou as atividades na terça-feira, outros dois serão montados, sendo um no período diurno, e outro no período noturno para os pacientes que trabalham durante o dia.
“A única coisa que exigimos dos pacientes é comprometimento. É fundamental que eles participem de todos os encontros para atingir o objetivo, que é de parar de fumar em apenas um mês. Sabemos que isso é difícil e que exige muito do fumante, mas é algo que reflete diretamente na saúde”, disse Thais.