22/08/2023
Guarapuava

Fica entre dois?

imagem-113389

À medida em que o pleito eleitoral se aproxima, nenhuma novidade à vista no cenário de Guarapuava. Analistas de plantão, entretanto, apostam que a disputa será mesmo polarizada entre o atual prefeito Cesar Silvestri Filho (PPS) e o médico Antenor Gomes de Lima (PT), já que não existe nenhuma definição por parte do ex-prefeito Fernando Ribas Carli.

Pessoas ligadas ao Grupo Carlista e muito próximas ao ex-prefeito garantem que Carli, o pai, não estaria disposto a encarar uma campanha eleitoral e, se eleito, uma administração. Na visão de Carli, confessada a pessoas próximas, o município está “detonado” e ele não teria mais ânimo para uma reconstituição. Porém, há outra versão: pessoas do mesmo grupo asseguram que Carli mantém sua pré candidatura. Por enquanto, o que se vê de concreto são suas inserções na propaganda gratuita da Justiça Eleitoral, atribuída ao PP, na televisão.

Porém, o que se espera é que o deputado estadual Bernardo Ribas Carli indique um nome para que o PSDB não passe em branco nas próximas eleições. Os mais cogitados são os vereadores Maria José Mandu Ribas e Milton Roseira Junior.

O terceiro grupo que seria liderado pelos médicos Jorge Massaro e Antonio França, segundo comentários de bastidores, teria desistido da corrida eleitoral. Se isso for confirmado quem ganha o apoio de parte do PV é Antenor Gomes de Lima. No PSB, o secretário de Justiça Artagão Junior e seu irmão Leonardo, no PTB, ainda não tem rumo definido.

Porém, a incógnita em relação ao candidatos a vice parece estar sendo decifrada. Cesar Filho conta com os secretários municipais Itacir Vezzaro e de Esportes Celso Góes. Os dois se desincompatibilizaram na última semana e estão à disposição. Celso Góes já está em campanha no seu perfil no Facebook. Pelo lado petista, o escolhido pode ser mesmo o vereador Cleto Tamanini.

Por enquanto, as peças estão colocadas dessa forma. Mas com o passar dos dias, muita coisa ainda poderá acontecer. Inclusive, um apoio do PMDB ao candidato petista, numa ordem vinda de cima.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.