22/08/2023
Brasil Variedades

Por que tem gente que não sente frio, enquanto outros até tremem?

imagem-113540

com UOL Ciência

Belo Horizonte – Nem todos os corpos liberam calor da mesma maneira, explica o especialista em fisiologia Samuel Penna Wanner, professor da Escola de Educação Física da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Quando a perda de calor é menor, a pessoa sente menos frio e precisa se agasalhar menos. E isso depende da taxa metabólica de repouso, ou seja, do quanto se gasta de energia quando se está parado.

"O frio que a pessoa sente ou não está relacionado à quantidade de calor produzido internamente. Se a pessoa, mesmo parada, produz mais calor, ela vai sentir menos frio", resume Wanner.

Outro fator que amplia as taxas metabólicas de repouso é a ingestão de proteínas.

"Os esquimós são um bom exemplo disso. Eles têm de ingerir muita proteína – peixes, ovos, leite e, principalmente, carne – para suportarem as baixas temperaturas", diz o professor.

Também contribuem a aclimatização (adaptação ao meio ambiente onde a pessoa vive), a altura e a idade.

"É claro que, se a pessoa mora num país tropical, ela vai sentir mais frio em baixas temperaturas", afirma. "Além disso, as pessoas mais altas sentem menos frio. Crianças sentem mais frio, porque são mais baixas. Já os idosos sentem mais frio, porque têm perda de massa muscular e conservam menos o calor."

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.