22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Revitalização da Praça JK depende apenas do Comutra

imagem-113741

Da Redação, com Assessoria

Guarapuava  – O bairro Santa Cruz pode mudar de visual, caso o projeto de revitalização da Praça Juscelino Kubitschek seja aprovada pelo Conselho Municipal de Trânsito (Comutra).

Além da valorização do bairro, acadêmicos da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), da Faculdade Campo Real, e a comunidade em geral terão um espaço de lazer organizado, com segurança, e desonerará os cofres públicos na manutenção do logradouro. É que a praça será interligada à Universidade por meio de um calçadão que será construído na frente da Instituição, na rua Padre Salvador Renna. A praça passará a ser administrada pela Unicentro.

De acordo com o diretor do campus Santa Cruz, Ademir Fanfa Ribas, o projeto já foi apresentado à comunidade em audiência pública e foi aprovado. 

“Queremos transformar um problema atual em uma alternativa benéfica para todos os envolvidos. A ideia é fazer uma parceria público-público – entre o Governo do Estado e a Prefeitura -, juntando forças, tentando fazer com que as coisas melhorem. Nós temos um problema sério de fluxo de veículos e de pessoas em horários de pico, temos problema de segurança na praça e precisamos resolver o problema”.

A proposta da Universidade, autora do projeto, e que já foi apresentada ao Comutra na semana passada, prevê também a mudança de fluxo da Rua Salvador Renna, na esquina com a Barão de Capanema. O fluxo de veículos que vai do Parque do Lago será desviado para a Barão de Capanema, virando à esquerda onde hoje existe um ponto de táxi. Nas laterais dessa via haverá espaços para embarque, desembarque e estacionamento dos ônibus que transportam alunos de cidades vizinhas. Hoje a Universidade recebe 25 ônibus, diariamente, segundo informações do pro reitor de Planejamento. “Essa alternativa vai desafogar a frente da Universidade, onde o trânsito está caótico, após às 18h”.

De acordo com engenheiros da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), a praça será encurtada e novos espaços para estacionamentos serão criados. O trajeto do transporte coletivo urbano também será remanejado.

Após conhecer o projeto, o presidente do Comutra, João Osmar Rodrigues, elogiou a iniciativa e destacou a importância de uma série de estudos para que não haja falhas. “A ideia, inicialmente, é ótima. Mas como sabemos, há um fluxo imenso de veículos, principalmente nos horários de pico. Por isso, temos que estudar para que não haja o fechamento da rua padre Salvatore Renna, para que haja uma pacificação aqui na frente da Unicentro e não joguemos o problema para outras vias”.

Segundo João Osmar, o fluxo viário é o maior entrave, porque a Salvador Renna, é coletora de todos os bairros do norte de Guarapuava. “Temos que estudar alternativas de solução principalmente por conta do transporte coletivo e não podemos fazer com que perca tempo e conexões. Desse modo, nós temos que trabalhar com todas as possibilidades para que não haja nenhum prejuízo a população”.

NOVO ESPAÇO PARA A COMUNIDADE

O projeto de revitalização da Praça Juscelino Kubitschek prevê também a abertura de um novo espaço cultural com a construção de uma concha acústica. Quadra poliesportiva, academia ao ar livre, posto policial e área verde também estão planejados.

De acordo com Fanfa Ribas, as tratativas entre a Unicentro e a Prefeitura tiveram início em 2015, durante a programação de aniversário da universidade. No fim do ano, foi realizada uma audiência pública com membros da comunidade acadêmica, da prefeitura, câmara de vereadores, associações comerciais, entidades envolvidas com o trânsito, moradores e comerciantes do bairro. Agora uma nova audiência ficou agendada com o Comutra. Será no dia 30 de junho, segundo Fanfa Ribas.

 “Esperamos que o Conselho de Trânsito tenha a sensibilidade, faça os seus estudos, mas que nós possamos avançar nesse projeto que eu tenho certeza que vai ser muito bom para a toda a comunidade”, afirmou.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.