22/08/2023
Brasil

Inverno, ciclo feminino sagrado

imagem-113934

É o momento de recolhimento, nutrição, olhar pra dentro, momento de aquecer e diminuir as atividades. As noites são mais longas e pedem que nos desliguemos mais cedo, dando o devido descanso aos nossos corpos.
No outono nos desapegamos do que não nos servia mais, deixamos as folhas secas cairem, pra agora no inverno, mergulharmos nessa nutrição profunda de silêncio, recolhimento e calor.
É a morte e renascimento, a lua nova, as curas profundas, a conexão mais intensa com a Mãe Terra.
Estamos mais sensíveis, e com necessidade de aquietar, portanto, muitas pessoas por desconhecerem a dança natural dos ciclos do ano e da natureza, sentem-se deprimidas e sem disposição…Não há nada de errado, nesse período, a vontade de não querer participar de festas, eventos, lugares com muitas pessoas…
Dê esse tempo ao seu corpo e sua mente…prefira alimentos cozidos e assados, mesmo as frutas, Especiarias e chás que aquecem, gengibre, cravo, canela, cardamomo, noz moscada…
Passar óleos vegetais nutritivos e quentes diariamante no corpo, assim como receber massagens, com óleos de gergelim claro, castanha, amêndoas, abacate ajudam nessa nutrição e aquecimento.
Escalda pés diários antes de dormir mudam o padrão de aquecimento do nosso corpo e nos ajudam a passar menos frio.
Respeitar o que cada ciclo do ano, cada fase lunar, e no caso das mulheres, o que cada uma das 4 fases lunares dentro de si pedem, fazem com que estejamos bem em todos os outros períodos do ano e do mês..
Daqui pra frente, depois do solstício de inverno, cada noite vai ficando um pouco menor, caminhando em direção ao equinócio de primavera, quando bem nutridos e descansados, estaremos prontos pra florescer…
Lindo inverno pra nós!

*Anna Sazanoff trabalha na empresa Festival Brasileiro dos Sagrados Saberes Femininos, Festival Sul Americano dos Sagrados Saberes Femininos e Movimento Plante sua Lua Anterior: Ayrumã e Chai & Txai – Ayurveda e Xamanismo

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.