22/08/2023
Geral Guarapuava

Após cirurgia, Stelinha continua lutando para não perder visão

imagem-114122

Jonas Laskouski

Guarapuava – Há cerca de três meses atrás, os guarapuavanos foram apresentados à pequena Stella Yanis, que com pouco mais de um mês de vida precisava operar o olho direito, devido a um problema congênito ocular, adquirido ainda no útero da mãe Luciana, que teve toxoplasmose durante a gravidez. Relembre o caso AQUI e AQUI.

No próximo sábado, 02 de julho, Stellinha completa quatro meses de idade e mesmo lutando para não perder a visão, há motivos para comemorar. A cirurgia realizada no dia 06 de maio, na cidade de Joinville, em Santa Catarina, para a retirada da catarata foi bem-sucedida, apesar de um glaucoma ainda existente no mesmo olho. Mesmo com apenas poucos meses de vida, o bebê vai precisar usar um óculos com quase 20 graus para poder enxergar com o único olho que ainda possui um pouco de visão. Sim, infelizmente a pequena Stella perdeu a visão do olho esquerdo.

"Houve um descolamento total da retina", conta a mãe. "E como o olho dela é bem pequeno, ainda acabou atrofiando, o que ocasionou a perda total da visão. É irreversível", desabafa Luciana. Ainda segundo ela, consultas e novos exames continuam sendo feitos. "Estamos esperando o óculos dela ficar pronto e no final de agosto, vamos voltar a Joinville para um novo exame, para saber exatamente como ela está enxergando".

Mas tudo isso parece não incomodar a pequena Stella, que parecia fazer graça no colo da mãe, em visita à Redação da RedeSul de Notícias, na manhã desta segunda feira (27). "A melhora dela é perceptível. Toda semana ela vai até a Faculdade Guairacá e ao Cedeteg para fazer fisioterapia". Junto com o problema ocular, Stella ainda foi diagnosticada com microcefalia, por ter apresentado calcificação cerebral, também devido a toxoplasmose adquirida no útero. "Além disso, ela vai até o Colégio São José, onde os profissionais a estimulam visualmente".

É, a vida da pequena é corrida. Lutando para poder reconhecer o rosto da mãe e finalmente enxergar tudo que a rodeia. Nós e todos que ajudaram continuamos na torcida, Stellinha. Na esperança que seu olho direito continue lutando para se abrir às maravilhas do mundo.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.