22/08/2023
Guarapuava

Orquestra de Sopros da Fundação Suábia embarca em turnê pela Europa

imagem-114730

Da Redação, com assessoria

Guarapuava – Depois de um ano de preparação, ensaio e apresentações locais, a Orquestra de Sopros da Fundação Suábio-Brasileira embarca neste sábado (09) para uma turnê de quatro semanas de apresentações pela Europa.

No total, são 22 integrantes com idade média de 16 anos, comandados pela maestra Tânia Keller. A orquestra começa sua viagem pela Europa na Alemanha, na cidade de Rastatt. A apresentação, que tem cerca de uma hora, conta sobre a tradição e cultura do distrito de Entre Rios. O repertório inclui ritmos tipicamente suábios e alemães, mas também peças de origem brasileira e latino-americana.

Também poderão apreciar o talento suábio-brasileiro cidades da Áustria, Croácia e Hungria, incluindo algumas que integram a chamada “Antiga Pátria” dos suábios, deixada às pressas em 1944, por conta dos conflitos da 2ª Guerra Mundial. O retorno do grupo está previsto para o dia 3 de agosto.

PRÉ-ESTREIA

No último dia 18 de junho, a Orquestra de Sopros apresentou-se para a comunidade de Entre Rios, no Centro Cultural Mathias Leh. Ao final de aproximadamente uma hora e meia de desfile de sons, os músicos foram longamente aplaudidos em pé. O repertório estava oficialmente aprovado.

A ocasião também serviu para que o grupo arrecadasse fundos que auxiliarão na viagem. Os integrantes, apoiados pelos pais, promoveram jantar típico com a venda de Gulasch. “Queremos agradecer profundamente toda a comunidade que participou e auxiliou para que o jantar fosse um sucesso. Um obrigado especial também às pessoas e empresas que apoiaram com os brindes sorteados nas rifas”, destacou a gerente sociocultural da Agrária, Viviane Schüssler.

A viagem da Orquestra de Sopros conta com apoio da Cooperativa Agrária, que, desde 2010, possibilita a viagem de um grupo da Fundação Cultural a cada dois anos, em média.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.