Da Redação
Guarapuava – Se tudo transcorrer normalmente, Guarapuava terá o curso de Medicina já no começo de 2017. A previsão tem como base a decisão tomada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) que revogou a suspensão do edital que tratava dos novos cursos no país. Com essa revogação, o Ministério da Educação (MEC) continuará o processo de criação de 2.460 novas vagas em universidades privadas de 36 municípios brasileiros.
Em Guarapuava, Faculdade Campo Real foi a selecionada. A relação preliminar foi publicada no Diário Oficial da União, porém, uma medida cautelar da ministra do TCU Ana Arraes, de 9 de outubro de 2015, suspendeu o edital diante das suspeitas de irregularidades na seleção das universidades. Essa medida foi derrubada nessa quarta (20).
De acordo com a Campo Real, os próximos passos agora, são a divulgação do resultado final após análise dos recursos, homologação do resultado final, convocação das instituições selecionadas para assinatura do termo de compromisso, monitoramento da implantação dos projetos apresentados e expedição das autorizações do funcionamento dos cursos pelo MEC.
As instituições terão entre três meses e um ano e meio para a implantação do curso. Em Guarapuava, a Campo Real se prepara e pretende ofertar o primeiro vestibular já no início de 2017.
A criação das vagas em Medicina é parte do programa Mais Médicos, lançado pela presidente afastada Dilma Roussef.