Da Redação, com Assessoria/Alep
Curitiba – O deputado Tiago Amaral (PSB), casou há pouco mais de um ano e continua perdidamente apaixonado. Ao participar do programa Política & Viola (apresentado por Romeu Pedralli, o Mano, enquanto a dupla sertaneja titular, Willian & Renan, faz uma incursão na política), insistiu em demonstrar sua atenção com a amada Juliana. Deu uma explicação minuciosa pelo fato de estar sem a aliança (ela ficou em Londrina), e destacou como evento marcante em sua vida a lua de mel.
Tiago Amaral é de Londrina, advogado, filho de político, o ex-deputado, hoje conselheiro do Tribunal de Contas Durval Amaral, e descobriu a vocação política já na escola, quando se surpreendia em acaloradas discussões com os professores. Jovem, nascido em 1986, Tiago se preocupa com o efeito que essa enxurrada de escândalos que está abalando o país possa ter sobre a disposição dos jovens em participar da política.
“Jovem é radical. Se cria aversão à política pode se afastar dela definitivamente”, observa. Ele acredita que é preciso fazer um esforço para demonstrar que “errada não é a política. Errado é o uso que alguns fazem dela”. Nota que a política só vai melhorar se as pessoas participarem mais da política e não se decidirem se distanciar dela.
Além de político Tiago é atleta amador. Pratica corrida, montanhismo e trekking. Acha que a sinceridade é fundamental. Afirma que não tem talento nem grande memória para música que, no entanto, afirma apreciar. Pediu e cantou junto a música de Sérgio Reis, Deus e eu no sertão (Nunca vi ninguém viver tão feliz/ Como eu no sertão/ Perto de uma mata e de um ribeirão/ Deus e eu no sertão).
Como político, Tiago já viveu episódios hilários. Uma vez, em Sertanópolis, estava em um palanque móvel, montado na carroceria de um caminhão, discursando. À medida que o veículo se movia, entrecortava o discurso com saudações às pessoas da rua. Não conhecia o nome de todos, mas era avisado por assessores: fulano ali é o João. Até que, numa dessas saudações, o ruído do carro e das pessoas o confundiu e saudou como ‘Velório’, um ‘Tenório’. Até hoje é alvo de zoação por conta do episódio.
Tiago Amaral foi acompanhado por uma dupla de talento João & Maria. Parceiros e cúmplices em um “namorimento”, segundo Maria. Além de compositor com músicas cantadas por cantores consagrados, João é um imitador talentoso e deu demonstração desse seu lado cômico imitando os cantores Leonardo e Zé Ramalho.
O Política & Viola é parte da nova grade de programação da TV Assembleia (antiga TV Sinal) e segue a diretriz estabelecida pelo presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB) de mostrar o lado humano dos políticos e aproximar a Assembleia da sociedade. O programa vai ao ar todos os sábados às 21h30min pelo Canal 16, para quem assina a NET, e tem reprises domingo e as quintas-feiras ao meio-dia e também pode ser visto na internet.