22/08/2023
Guarapuava

Acadêmicos de Jornalismo da Unicentro promovem evento sobre Guarapuava

imagem-115561

Da Redação, com assessoria

Guarapuava – Com mais de 200 anos de história, a cidade do lobo bravo tem muita coisa legal que marca suas conquistas. É contar um pouco dessa trajetória que o “Guarapuava no Varal: causos e costumes da cidade mais massa do Paraná”, organizado pelo 3º ano de Jornalismo da Unicentro pretende relembrar.  O evento que acontece nesta terça (26), na sala de multimeios do Sehla no campus Santa Cruz da Unicentro, é coordenado pela professora Cristiele Deckert e desenvolvido pelos acadêmicos.

“A partir da disciplina de Comunicação Organizacional, tive a ideia de pedir aos alunos que criassem um evento em que pudessem colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Assim, a atividade, que está sendo realizada pelo terceiro ano consecutivo, tenta aproximar os alunos ao máximo de como seria o trabalho de uma assessoria de imprensa no mercado de trabalho fazendo da turma uma grande equipe de comunicação. Os alunos tiveram autonomia na escolha do tema e assim surgiu o  Guarapuava no Varal, que apresentará ao público as peculiaridades da cultura guarapuavana”, explica a professora.

O tema será discutido em forma de mesa redonda, onde três palestrantes compartilharão, de forma descontraída, seus conhecimentos a respeito do assunto. A chef de cozinha Kristiani Borba vai falar sobre a culinária típica da cidade, a publicitária e blogueira Patricia Siqueira, que desenvolveu o Dicionário Guarapuavês, falará sobre a linguagem local e suas particularidades. O Josoel de Freitas compõe também o time de palestrantes. Além de nascer na cidade e ser neto de escravos, Seo Tuto, como é popularmente conhecido, mantém em sua casa um museu com objetos que contam a história da cidade.

Além disso, haverá exposição de fotos e o lançamento de duas revistas produzidas pela turma para a disciplina de Revista Laboratório: a revista “Pavê”, que aborda a gastronomia por um prisma social e a “Reconto”, que tem como objetivo reconstruir a memória de Guarapuava por meio de quem vivenciou acontecimentos importantes da história da cidade.

A entrada será por meio da doação de um agasalho ou 1kg de alimento. As inscrições podem ser feitas pelo site da universidade até segunda feira (25). Para os participantes confirmados, será entregue certificado de horas complementares.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.