22/08/2023


Geral Guarapuava

Trecho de rua histórica gera polêmica

imagem-115691

Jonas Laskouski

Guarapuava – Nos meados dos anos 80, o então prefeito Nivaldo Krueger, que já havia construído a Lagoa das Lágrimas na década de 60, resolveu 'presentear' os casais de namorados de Guarapuava, com uma rua, digamos, só para eles. Mas quem ganhou foi a cidade toda, com o chamado "Passeio dos Namorados".

Muita gente passa pelo local todos os dias, mas muita gente não sabe dessa parte da história da cidade. O espaço foi criado como uma espécie de passagem entre a Praça 9 de Dezembro e a Lagoa das Lágrimas, ladeando a Catedral Nossa Senhora de Belém. Se situou? Exatamente. São aquelas três quadras de paralelepípedos ligando esses três pontos de Guarapuava. A rua já existia e a ideia, na época, era ampliar o local, deixando a viela mais arborizada para que os casaizinhos pudessem aproveitar os seus momentos juntos e passear pela cidade.

Esse pedaço continua sendo até hoje um dos mais bonitos e pitorescos da cidade, principalmente na primavera, com a florada das árvores, e também no outono quando as folhas caídas sobre o calçamento de paralelepípedos, deixam a paisagem com um charme único. Bem, as árvores continuam lá, mas a paisagem está mudando. E é aí que está a polêmica.

Desde a semana passada, o "Passeio dos Namorados" está em obras. Todo o calçamento antigo está sendo retirado para dar lugar a ruas mais acessíveis. As opiniões estão divididas, já que as obras foram iniciadas sem um consenso entre a priorização da acessibilidade e a preservação do Centro Histórico da cidade, que está se perdendo ao longo dos últimos anos. 

Moradores e comerciantes dessas três quadras dizem que não foram consultados sobre a mudança das calçadas em frente às suas residências e empresas. Uma moradora que prefere não ser identificada, diz que foi surpreendida com os trabalhadores chegando e retirando o calçada antiga, sem ao menos receber nenhum tipo de notificação.

Após dezenas de questionamentos de moradores, uma reunião foi marcada para a manhã desta quarta feira (27) pelo Instituto do Patrimônio Histórico, para discutir a continuidade das obras de revitalização desse trecho da rua Visconde de Guarapuava. 

Vale lembrar que todo o calçamento de paralelepípedo já foi retirado e boa parte da obra já está concluída. Há uma obrigação por parte do município de se garantir a acessibilidade a todos os seus moradores, mas quando há uma pedaço importante da História envolvida, a discussão é mais ampla. E deveria ter acontecido antes do início das obras.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo