22/08/2023
Guarapuava

Tocha Olímpica está em exposição no Santa Cruz

imagem-115779

Da Redação, com Assessoria 

Guarapuava – A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) tem em seu quadro de docentes um dos mais de 12 mil condutores da Tocha Olímpica, que está percorrendo o território brasileiro até o início dos Jogos de 2016, em 5 de agosto quando será realizada a abertura oficial da competição.

O professor do Departamento de Educação Física do campus Cedeteg, Marcus Tartaruga, levou a tocha por 200 metros, no último dia 07 de julho, na cidade de Guaíba, localizada na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A tocha, que já foi exposta no campus Cedeteg, agora está no Santa Cruz, onde permanece até o tarde de sexta feira (29).

“Foi onde eu nasci. Os condutores, na grande maioria, eles conduzem no lugar onde eles nasceram. E eu fui selecionado pela cidade para ser um dos condutores da tocha em Guaíba”, contou Tartaruga.

Embora o percurso tenha sido pequeno, o professor descreveu como emocionante os momentos em que foi o responsável pela continuidade do fogo olímpico. “Foi excelente, não só pelo fato do simbolismo, mas também pela transmissão de alegria. A energia, a vibração das crianças durante o trajeto é sensacional. É um momento bem significativo, importante. Eu me senti bem feliz, gratificado e muito contente por estar carregando esse símbolo, que faz parte da minha profissão, como educador físico, que representa tanto para profissão, para o nosso universo de trabalho, para o nosso esporte em geral”.

Assim como os demais condutores, Tartaruga ficou com a tocha carregada por ele. De volta a Guarapuava, ele quer fazer com que o artefato circule pela cidade, já que a mesma não foi contemplada pelo trajeto da chama olímpica.

O objetivo é permitir que o espírito dos jogos contagie os brasileiros para os valores por trás da competição esportiva.  “A ideia da condução da tocha é essa, a transmissão do espírito olímpico, do despertar do Jogos Olímpicos, que contemplam o esporte como promotor da cidadania”.

Toda a comunidade acadêmica e também os moradores da cidade estão convidados a conhecer o artefato e se emocionar com seu significado. A tocha foi instalada em frente a Direção do Campus. 

“Independente da crise que vivemos, independente dos boatos sobre os Jogos Olímpicos no Brasil. a tocha é um símbolo. Os Jogos Olímpicos significam unidade entre os países, são a confraternização do esporte. Então, isso tem que ser passado para os nossos acadêmicos em termos de uma conscientização da importância de uma cultura do esporte”, explicou a vice-diretora do Santa Cruz, professora Cris Lima.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.