22/08/2023
Brasil Saúde

Entenda o que é a cirurgia ortognática

imagem-115781

Da Redação

Guarapuava – A cirurgia ortognática é responsável por modificar a estrutura óssea e a posição do maxilar, queixo e da gengiva. Na maior parte dos casos modifica também a fisionomia do paciente, por isso é também uma opção de estética. Porém, ela é indicada para pessoas que apresentam alguma deformidade na face, alterações na mordida e no crescimento ósseo dos maxilares, que muitas vezes resultam em outros problemas de saúde.

O tratamento ajuda na correção da prognatismo mandibular, que é quando o queixo é projetado para frente (alongado); nos casos de micrognatia que é justamente o contrário, o queixo é menor do que o normal apresentando um aspecto de empurrado para dentro; gengivas altas ou pequenas; entre outros problemas na face, que muitas vezes pode gerar a mastigação incorreta levando a fortes dores de cabeça, além do desgaste dos dentes e até afetar o sono já que prejudica também a respiração. São muitos os problemas que podem surgir devido a má formação dos ossos da face e a cirurgia ortognática muitas vezes combinada com o aparelho ortodôntico é a solução.

Muitas pessoas usam aparelhos por muitos anos e quando o removem os dentes voltam para a posição inicial. Isso acontece porque o dente é forçado a estar em uma determinada posição que muitas vezes não está de acordo com o funcionamento do organismo, então ele devolve os dentes para o lugar que ele considera “correto”. Por isso que nesses casos a cirurgia ortognática serve justamente para ajustar a estrutura óssea do rosto a fim de estar de acordo com a nova posição dentária e corrigir o verdadeiro problema.

A cirurgia acontece por dentro da boca, que dependendo do problema o maxilar superior, a mandíbula e/ou o queixo (muitas vezes podem ser todos) são soltos para que sejam encaixados em uma nova posição. A fixação geralmente é feita através de parafusos e placas de titânio e a recuperação leva em torno de 50 dias, que é quando é possível mastigar normalmente. Nos primeiros 20 dias o paciente deve apenas ingerir líquidos e alimentos pastosos.

Para realizar a cirurgia é preciso consultar um profissional cirurgião-dentista com especialidade em Cirurgia Bucomaxilofacial e Ortodontistas e até outros profissionais ligados ao seu problema, fonoaudiólogos, por exemplo. Dessa forma, você terá um diagnóstico mais preciso e atingirá o resultado com sucesso.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.