Da Redação com Coordenadoria de Comunicação Social (Coorc) da Unicentro
Guarapuava – A 41ª edição da Expogua (Exposição-Feira Agropecuária e Industrial de Guarapuava) oferece várias opções de comida para o público, que estão distribuídas nos estandes do Pavilhão de Indústria e Comércio e nas barraquinhas que ficam espalhadas pela feira.
Além das já tradicionais barraquinhas de doce, crepe, pastel, pamonha, milho cozido, cachorro quente, churros, espetinho e lanches, a novidade deste ano é a estrutura montada por uma conhecida rede de hamburguerias. A franquia curitibana está pela primeira vez na Expogua e o chefe de cozinha do restaurante em Guarapuava, Arthur Petterson, ressalta que a experiência está sendo muito positiva. “Ano passado a feira teve um movimento muito bom e como somos um restaurante novo da cidade, nós resolvemos trazer para cá. É muita estrutura, mas viemos com um cardápio um pouco mais enxuto, com os preços mais em conta e a princípio está dando tudo certo”, conta.
Quem aprovou a inovação foi Regina Beatriz Mazzochin, que veio com a família para conferir a novidade. “É interessante porque eu achei uma inovação de qualidade. A estrutura, a qualidade da alimentação que eles oferecem já é conhecida. Isso atrai o público e agrada todo mundo”. Ideia compartilhada por seu marido, Cledemar Mazzochin. “Eu acho que é bom, o fato da inovação é interessante. O que a gente percebe é que sempre se busca inovar na Expogua e isso é legal”, comenta.
Entre as opões gastronômicas, também temos as barraquinhas sociais, que são os estandes de alimentação em que o dinheiro arrecado é revertido para suas instituições. O hospital São Vicente, que há anos é presença garantida na Expogua, trouxe no cardápio desse ano, filé na chapa com acompanhamento de saladas, além do combo de espetinhos e algumas bebidas. “Nós estamos juntando esse dinheiro para fazer reformas dentro do hospital. Estamos construindo alguns leitos novos e o que arrecadarmos aqui será usado para isso, investimento dentro do hospital”, explica Célia Regina, funcionária da hospital.
Completando 16 anos de participação na Expogua, João Rosa da Luz, o “João do Morango com Chocolate” está presente mais uma vez. O comerciante de Curitiba, que percorre diversas feiras agropecuárias, iniciou suas vendas na Expogua. “As nossas vendas estão boas, a cada ano procuramos melhorar o nosso atendimento e infraestrutura para dar um bom atendimento e com isso estamos conseguindo um bom resultado”, conta João. A variedade do estande, que começou pequeno e hoje conta com mais de 30 metros, vem através das diferentes opções de cacau. “Temos chocolate branco, ao leite, meio amargo”. Os planos são de trazer novamente o estande por muitos anos. “Nós temos um projeto para ir até 2030 trabalhando na Expogua”, finaliza.
O visitante Joari Martins estava indo para casa satisfeito com a diversidade da praça de alimentação da Expogua. "As comidas estão boas, tem bastante variedade. Dá para comer bem".