Da Redação
Guarapuava – A Polícia Civil de Guarapuava investiga a autoria de dois incêndios no barracão onde estavam guardados cerca de 120 veículos apreendidos. O local fica perto do Residencial 2000.
O primeiro incêndio ocorreu no último final de semana e o segundo na madrugada desta quinta feira (11). De acordo com o delegado chefe da 14ª Subdivisão Policial, Rubens Miranda Junior, 80% de todos os veículos foram danificados. “Cerca de 80% tiveram destruição total”.
A polícia designou uma equipe focada apenas nessa investigação e já há suspeitos. “Foram instaurados dois inquéritos. A perícia retornou ao local hoje “.
Segundo a polícia, esses carros compõem inquéritos já concluídos e por causa do tempo que estão parados foram depreciados e possuíam pouco valor financeiro “Muitos estavam depenados”.
Por fazerem parte de inquéritos concluídos e encaminhados ao Judiciário, esses veículos não poderiam estar sob a responsabilidade da Polícia Civil, mas serem absorvidos pelo Fórum. Porém, isso não acontece.
De acordo com Rubens Miranda Junior, outros 120 veículos apreendidos e que ainda estão fazendo parte de investigações encontram-se no pátio da Delegacia de Polícia. A superlotação, também de carros, fez com que outros estejam estacionados numa das ruas laterais da 14ª SDP.
O delegado defende a proposta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de que essas apreensões tenham venda antecipada, ou seja, possam ser leiloados ainda durante ao andamento do inquérito. "Isso desoneraria o Estado e contribuiria para aprimorar o segurança". Segundo o delegado, o valor poderia ser depositado numa caderneta de poupança, com possível conversão ao Conselho Municipal de Segurança.