da Redação com Veja e agências EFE e Reuters
Bogotá – O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, disse que espera dar uma notícia “histórica” ao país nesta quarta feira (24) relacionada com a conclusão das negociações de paz em Cuba com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). “Os negociadores estão neste momento em Havana acertando os últimos detalhes para a paz”, manifestou o chefe de Estado em um evento com estudantes em Bogotá.
Enquanto participava de um evento organizado pelo Ministério da Educação, o presidente afirmou que a notícia é “muito importante, sobretudo para as crianças da Colômbia”. O pronunciamento é o primeiro que Santos dá sobre as negociações de paz que foram concluídas na última terça em Havana, depois de 44 meses de diálogo e que será anunciado oficialmente nesta quarta-feira, após “ajustes técnicos” no comunicado final.
“Espero que Humberto de la Calle [chefe da delegação de paz do governo] e todos os negociadores tenham a mesma destreza para dar os últimos retoques ao compromisso, para que o acordo fique bem desenhado, bem projetado, porque está sendo feito para todas as crianças”, argumentou Santos.
O anúncio do fim das negociações indica que o acordo está pronto para a assinatura, o que deve acontecer nos próximos dias, na Colômbia. No entanto, antes da assinatura, Santos pode apresentar o texto do acordo ao Congresso Nacional para pedir a convocação de um plebiscito sobre o acordo. Na votação, os cidadãos teriam que aprovar o pacto feito com as Farc.
O presidente revelou que no próximo dia 21 de setembro — Dia Internacional da Paz — será a vez da Colômbia discursar na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, o que considerou “uma feliz coincidência”, porque poderá apresentar o acordo ao mundo. Santos deve fazer um pronunciamento ao país nesta noite, no qual dará detalhes do acordo com as Farc, que encerra mais de meio século de conflito armado.