22/08/2023

Campanha de repasse ao FIA será lançada em Guarapuava

Evento reunirá contadores, empresários e autoridades em café da manhã no Hotel Kuster nesta quarta feira (06) às 8h30

CHILD_171281594

Nesta quarta feira (06), o Escritório Regional do SESCAP-PR em Guarapuava irá lançar a campanha de incentivo ao repasse de parte do Imposto de Renda (IR) ao Fundo para a Infância e Adolescência (FIA). O encontro reunirá contadores, empresários, autoridades e a imprensa às 8h30, no Hotel Kuster.

O objetivo deste encontro, conforme explica a diretora regional do SESCAP-PR em Guarapuava, Eva Schran, é estimular a destinação do IR para ações de apoio ao próximo, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade. Para ela, o repasse ao Fundo evita que os recursos do IR sigam pelo moroso processo da burocracia, em Brasília, até retornar ao município. Além disso, explica, “quem faz o repasse pode acompanhar o percurso do dinheiro aplicado em projetos no município”.

A diretora do SESCAP-PR, Eva Schran, vai explicar sobre como fazer a destinação e sua importância para os projetos sociais. Após, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condica) fará uma apresentação sobre a utilização dos recursos no município.

O QUE É O FUNDO

Fundo para Infância e Adolescência (FIA) é um órgão técnico que tem como função normatizar, implantar e executar as políticas de garantias de direitos das crianças e adolescentes. Foi regulamentado pela Lei Federal 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA) e tem como objetivo captar e aplicar recursos destinados às ações de atendimento à criança e ao adolescente. A principal fonte de recursos destes Fundos são destinações do Imposto de Renda. É gerido pelos Conselhos (municipais e estaduais) dos Direitos da Criança e do Adolescente.

(Foto:Ilustrativa)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.