22/08/2023
Guarapuava

PMDB nacional valida convenção de Kruger em Guarapuava

imagem-117970

Da Redação

Guarapuava – Uma liminar concedida pelo Diretório Nacional do PMDB anulou a convenção realizada pela Comissão Provisória do partido em Guarapuava, presidida pelo advogado Ramon Barbosa e Silva. Assim sendo, fica valendo o encontro político presidido pelo ex-prefeito Nivaldo Kruger, realizado no mesmo horário do outro, mas em uma barbearia da cidade. LEIA AQUI, AQUI, AQUI, AQUI

e AQUI

De acordo com o senador Romero Jucá, presidente nacional do PMDB, a liminar foi concedida para que o partido não fique alijado do processo eleitoral, diante da urgência dos prazos para a substituição de candidatos e formalização de candidaturas.

Com essa decisão,  Kruger entende que a ordem das coisas foi restabelecida. “O Diretório Nacional entendeu que a convenção realizada pela Comissão Provisória foi uma afronta ao estatuto do partido, já que foi feita à portas fechadas e não permitiram a entrada da maioria dos peemedebistas”.  A convenção presidida por Ramon decidiu pelo apoio à candidatura majoritária do candidato Antenor Gomes de Lima (Guarapuava é a gente que faz), enquanto os peemedebistas antigos defendiam a coligação com a base do prefeito Cesar Silvestri Filho, candidato à reeleição. É essa coligação que passa a  valer a partir do deferimento de Romero Jucá. Porém, o advogado Daniel Dalzoto, da coligação “Guarapuava é a gente que faz”  disse à RedeSul de Notícias que o Diretório impetrará mandado de segurança junto ao Tribunal Superior Eleitoral (STF) para derrubar a liminar concedida pelo Nacional.

Dalzoto disse também que a coligação não vai fazer nenhuma alteração  até que o juiz Bernardo Fazolo Ferreira, da 43ª Zona Eleitoral faça uma comunicação oficial à coligação, o que ainda não aconteceu. “Ainda não recebemos nenhuma comunicação nesse sentido”.

A situação é nova até mesmo para a Justiça Eleitoral, já que é primeira vez que ocorre uma dissidência desse porte num partido durante o processo eleitoral.

Porém, se a decisão nacional prevalecer, a candidatura de Cesar Filho ganhará o tempo do PMDB nos programas de rádio e televisão, o equivalente a 1min8seg nos blocos e entre nove e 10 inserções diárias . Além disso, a chapa proporcional do PMDB passa a coligar com o PPS. Embora a indicação do candidato a vice tenha sido uma condição dos peemedebistas para apoiar Cesar Filho, Itacir Vezzaro continuará ocupando a vaga, uma vez que a chapa majoritária já está registrada.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.