Da Redação, com Assessoria
Guarapuava – As ações de assistência estudantil são desenvolvidas com o intuito de garantir que os acadêmicos tenham condições de se manter na universidade. Na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), por exemplo, o avanço mais recente na consolidação de ações de assistência aos acadêmicos é a moradia estudantil, que teve o edital de inscrição reaberto até esta sexta feira (02).
De acordo com o professor Marcos Pelegrina, coordenador do Setor de Assistência Estudantil, a reabertura buscou contemplar, também, as alunas de cursos do campus Santa Cruz, devido a baixa procura pelas acadêmicas do Cedeteg. “Temos dez vagas e apenas três estudantes se inscreveram, inicialmente. Acabamos abrindo, então, para aquelas meninas que querem morar na casa e são do campus Santa Cruz. Os critérios para apresentar a candidatura são os mesmos, os socioeconômicos”, explicou.
As estudantes interessadas em participar do processo de seleção devem estar regularmente matriculadas em curso presencial de graduação ofertado no Cedeteg ou no Santa Cruz. Além disso, é necessário comprovar uma renda familiar menor que um salário mínimo e meio ou incompatível com as despesas relativas ao morar em outra cidade.
A acadêmica Talia Aksenen, por exemplo, veio de Irati para cursar Agronomia na nossa universidade e está tentando uma vaga na moradia. Se for selecionada, vai conseguir aliviar os gastos da família. “Vai ajudar bastante porque, assim, meu pai não vai ter tanta despesa”.
A casa universitária fica a uma quadra do campus Cedeteg. A mobília, aos poucos, está sendo adquirida. Mas, para garantir o conforto das moradoras, o Setor de Assistência Estudantil também está buscando doações junto à comunidade.
“Conseguimos, com o que tínhamos nos depósitos da universidade, recolher alguns materiais e reaproveitá-los. Também compramos outros móveis como camas, guarda-roupas, sofá, móveis de cozinha e fogão. O que nos falta, agora, são as coisas para casa. Então, aceitamos a doação de tapetes, cortinas, panelas”, reiterou Pelegrina.
Se você atende aos pré-requisitos e quer concorrer a uma das vagas da moradia estudantil fique atenta: as inscrições terminam no dia dois de setembro, sexta feira. No total, são 10 vagas destinadas ao público feminino. O resultado da seleção será divulgado até 30 de setembro. “Quando as meninas estiverem todas selecionadas pela assistente social, vamos inaugurar a casa. Pretendemos que até o final de setembro, máximo início de outubro, que elas já estejam morando aqui”, disse o professor Marcos.
.