Da Redação
Guarapuava – Um único voto válido será suficiente para eleger o próximo prefeito em 14 municipios paranaenses. Nessas cidades, todas elas com menos de 35 mil habitantes, existe apenas um candidato na disputa pela prefeitura. Na região, esse é o caso de Altamira do Paraná onde apenas a candidata Elza Aparecida da Silva Aguiar (PSB) está na disputa majoritária,
Nesses casos, basta um voto válido a favor do candidato, ou seja, que não seja branco ou nulo, já que estes não são contabilizados na apuração. Com a maioria simples de voto, ela é eleita automaticamente. A candidata só não vence se não houver nenhum voto válido. Isso acontece independente da quantidade de eleitores.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acrescenta ainda que, apesar de existir a possibilidade do candidato ser eleito com apenas um voto, essa situação seria questionada pelo Ministério Público Eleitoral estadual "sob o ângulo da legitimidade desse candidato eleito exercer o cargo de prefeito sem que tenha representatividade mínima dos eleitores".
Em todo o país, segundo dados divulgados pela Confederação Nacional dos Municípios, 97 cidades terão apenas um candidato. A maior concentração desses casos está no Rio Grande do Sul, onde 32 candidatos não têm oponentes. O Paraná ocupa o quarto lugar desse ranking.