Da Redação, com Notícias ao Minuto
O consumidor pode pagar mais caro pelas passagens aéreas a partir do mês de outubro. Quem afirmou o possível aumento de valor foi a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) na última terça feira (20).
De acordo com o jornal Brasil Econômico, o preço pode subir, caso haja aumento nos tributos sobre o leasing, que é o aluguel de aviões, feitos na Irlanda. Isso se deve à possibilidade do Fisco incluir a Irlanda na lista de paraísos fiscais.
Com isso, os contratos de leasing de aviões irlandeses, que atualmente não são taxados, podem passar a pagar 25% de tributos, que terá impacto de cerca de R$ 1 bilhão por ano para as companhias aéreas e no preço das passagens.
Para se ter ideia, das quase 500 aeronaves que estão operando no Brasil, pelo menos metade delas é alugada na Irlanda. O tamanho do aumento ainda não foi detalhado.
Segundo a legislação brasileira, paraíso fiscal é um país ou território que não tribute a renda ou cobre alíquota máxima inferior a 20%, ou um país que não permita o acesso a informações sobre a propriedade de empresas ou sobre beneficiários de rendimentos no exterior.
O presidente da associação, Eduardo Sanovicz, se reuniu com os presidentes das principais companhias aéreas do País e o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, para pedir a manutenção da alíquota zero nas transações.