22/08/2023
Guarapuava

Justiça Eleitoral já faz carga e lacração das urnas

imagem-119322

Da Redação

Guarapuava – A Justiça Eleitoral de Guarapuava faz os últimos preparativos para o dia das eleições. Desde essa quinta feira (22) acontece a cerimônia de carga e lacração das urnas.

De acordo com a técnica judiciária a chefe de cartório Maria Cristina Vitorino Alves, a o trabalho consiste em inserir dispositivos de segurança e programas oficiais nos sistemas eletrônicos de votação.

Inicialmente, as urnas recebem o flash card, espécie de HD (High Definition) interno, ou seja, um cartão de memória, onde os equipamentos receberão com os programas específicos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), além de informações de eleitores e candidatos.

Segundo a técnica judiciária Lariane Teixeira, na segunda etapa, são inseridos os flashes de votação, contendo as fotos dos candidatos. Na finalização da cerimônia, é inserida a mídia de resultado,  objeto semelhante a um pendrive, que serve para acondicionar o resultado da votação na seção a qual estará vinculada.

“Todas as urnas serão lacradas para evitar qualquer tipo de violação e ficarão no Cartório até a próxima semana”. De 24 e 28 se setembro, segunda e terça, as urnas serão conferidas para verificar se todos os dados – número de candidatos, data, hora, seção e zona – estão funcionando. Caso seja detectado qualquer problema técnico, as urnas passarão por reparos ou serão substituídas para que não haja nenhum problema no dia das eleições.

Segundo Lariane, 16 pessoas trabalham nesse processo para que na próxima semana, de segunda a quarta, a distribuição das urnas seja feita nas 263 seções da 43ª Zona Eleitoral. Estão sendo preparadas 300 urnas, das quais 37 ficam como reserva.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo