22/08/2023


Mundo

Em vez de punição, meditação

imagem-119614

Da Redação da Veja.com

Baltimore – Uma escola americana que substituiu as broncas e punições para os alunos indisciplinados por momentos tranquilos e silenciosos em uma sala de meditação não se arrepende da troca. Há dois anos, a instituição Robert W. Coleman, que recebe estudantes entre 4 e 12 anos em Baltimore, implantou o programa Holistic Me com o objetivo de fazer a criança meditar e refletir sobre o seu comportamento. Desde a implementação do projeto, nenhum aluno foi suspenso.

A iniciativa é uma parceria com a ONG Holistic Life Foundation, que desde 2002 tem programas voltados para o ambiente escolar. A ‘Sala do Momento Consciente’, como é chamada, foi toda decorada para ser um ambiente de paz para os alunos, com vários tapetes de ioga espalhados pelo chão no lugar das cadeiras e mesas. O projeto também introduziu a ioga na grade curricular da instituição.

Na ‘Sala do Momento Consciente’, especialistas em comportamento infantil da ONG ficam monitorando os jovens que estão em meditação. “Você acha que as crianças menores não vão meditar em silêncio, mas eles vão lá e fazem direitinho. É incrível”, afirmou Kirk Philips, coordenador da ONG, em entrevista ao site americano Upworhty.

Os jovens mudaram também o comportamento dentro de casa com os pais. “Essa manhã, eu estava com raiva do meu pai, mas lembrei que tinha que respirar fundo nessas situações. Depois que fiz isso, eu não gritei com ele”, disse um aluno do quinto ano da escola, em entrevista ao The Huffington Post do Canadá.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo