Guarapuava – A equipe de professores e alunos da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Uncientro) já está trabalhando no Projeto Rondon.
Pelo menos 550 pessoas participaram da cerimônia de abertura das atividades do Projeto Rondon em Barrocas, na região sisaleira da Bahia, na noite de segunda, 19 de janeiro. A praça São João ficou tomada por moradores que foram conhecer a equipe rondonista (composta por professores e alunos da Unicentro, no Paraná, e da Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC, Bahia), o representante do Exército Brasileiro, terceiro sargento Filipe Araújo Ribeiro, do 35. Batalhão de Infantaria (BI, de Feira de Santana), além de conferir a programação de cursos e oficinas e se divertir com shows do grupo local Waguinho & Cia.
As atividades didáticas iniciaram na terça, 20, em áreas como Enfermagem, Nutrição, Jornalismo, Psicologia, Agronomia e Engenharia Ambiental, dentre outras. Até o final das operações, no dia 29, mais de 5 mil pessoas de Barrocas devem ser atendidas pelos 16 rondonistas, oito de cada instituição de ensino. Temos um excelente nível de aprendizado em Agronomia na Unicentro e participar do Rondon é mais uma forma prática de aplicarmos os conhecimentos que temos, como produção de adubos orgânicos e de hortaliças, disse a estudante Juliana Tauffer.
Outras grandes ações comunitárias estão previstas para os próximos dias, como a recuperação do prédio da antiga cadeia pública e a restauração do matadouro municipal, hoje um prédio abandonado. No sábado (23), um mutirão que deve reunir pelo menos 100 pessoas deverá resultar na repintura geral da área. Com isso, haverá o descerramento de uma placa que marcará a inauguração do Espaço Cultural Antigo Matadouro Municipal, com a participação de representantes do Comando Geral do Projeto Rondon.
Estamos conseguindo mobilizar toda a comunidade barroquense, especialmente pela qualidade dos cursos que a Unicentro e a FTC estão oferecendo, avalia o professor Leandro Moreira Santos, da Unicentro, ressaltando ainda que o apoio do 35 BI de Feira de Santana e da Prefeitura Municipal têm sido fundamentais. Vale lembrar que os órgãos de comunicação da região, como as rádios Continental e Regional, da cidade de Serrinha, têm aberto espaços diários para a divulgação da ação rondonista neste lindo território baiano, finaliza Leandro.
Foto: Coordenadoria de Comunicação da Unicentro