22/08/2023


Brasil Geral

Greve dos bancários pode estar chegando ao fim

imagem-120140

São Paulo – Após a apresentação da proposta da Fenaban, o Comando Nacional dos Bancários e Comissão de Empresa dos Funcionários do BB se reuniram com o Banco do Brasil, na madrugada desta quinta feira (06), em São Paulo. O banco afirmou que seguirá o acordo bianual proposto pela Fenaban, de 8% nos salários, vales e abono de R$ 3,5 mil agora em 2016 e reposição integral da inflação pelo INPC, mais 1% de aumento real em 2017. Entre as propostas específicas destacam-se a proteção dos funcionários no caso de reestruturação, ampliação de ausências legais e o compromisso de ampliação da inclusão das mulheres nas funções gerenciais.

O Comando Nacional dos Bancários orienta a aprovação da proposta específica do BB, que será deliberada pelos bancários e bancários nas assembleias desta quinta feira em todo o Brasil.

Para Wagner Nascimento, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, após a apresentação da proposta pelo banco, foi feito um amplo debate no Comando Nacional com a orientação de aprovação. “A proposta específica contempla temas debatidos com bancárias e bancários de todo o país, incluindo a ampliação do número de vagas de nomeação no módulo avançado para os cargos da gerência média, proteção nos casos de reestruturação no caso de mudança de cargos, ampliação das ausências legais e instituição de mesas temáticas mais robustas para discutir a situação de funcionários envolvidos no modelo digital. Inclui também mesas temáticas sobre resolução de conflitos, envolvendo a solução sobre os acessos aos pontos de greve. A proposta específica contempla ainda o abono total dos dias parados e a manutenção da mesa única e modelo de PLR por dois anos”.

De acordo com o dirigente, esta proposta foi considerada possível, numa greve com enormes dificuldades, mas que foi forte pela disposição de bancárias e bancários em participar da luta. "Num cenário de ataques aos diretos dos trabalhadores e trabalhadores, o acordo de dois anos é uma forma de proteção dos nossos direitos dentro do acordo coletivo aditivo."

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo