Da Redação
Guarapuava – Uma pesquisa realizada pela Secretaria da Mulher mostra que o mês de outubro é o pico de registros de violência contra a mulher, em Guarapuava. A média levantada no número de agressões é de 56 ocorrências, contra 54 em janeiro, 50 em dezembro e novembro e fevereiro, com 44. Os dados têm como base os Boletins de Ocorrências da Polícia Civil, nos anos de 2013, 2014 e 2015. Outro dado apontado pela consulta é que 70,7% dos boletins de outubro registraram violência física, contra 29,3% de violência psicológica e outros tipos. Mostra também que as agressões acontecem após às 18h, em 60% dos casos.
Por isso, desde o dia 05, a Secretaria junto com a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, desenvolve a campanha “O valente não é violento”. De acordo com a secretária Eva Schran, estão sendo entregues materiais de conscientização nos bares do município, a fim de atingir os homens autores da violência. “É a primeira vez que fazemos uma ação voltada para o público masculino. Queremos valorizar que o homem valente não bate e não é agressivo”.
São três equipes atuando nos bares da cidade, acompanhadas da Polícia Militar, que também integra a Rede, para fixar cartazes com questionamentos sobre relacionamento abusivos. “Estamos fixando nos bares porque os casos de violência doméstica estão geralmente associados ao consumo de álcool”.