Da Redação
Guarapuava – Sobe para quatro o número de escolas ocupadas por alunos, em Guarapuava. Depois do Tupy Pinheiro, Mahatma Gandhi e Heitor Rocha, na manhã desta quinta (13), estudantes do Manoel Ribas tomaram conta do colégio.
De acordo com a vice presidente do Grêmio Estudantil, Flavia de Fátima Castro, a ocupação foi decidida em assembleia que também aprovou a pauta de reivindicações. Os alunos se unem contra a Medida Provisória (MP) 746, que prevê alterações no ensino médio brasileiro. Entre outras mudanças, está prevista a transformação da jornada diária de quatro horas para sete horas e a flexibilização da escolha das disciplinas. Caso isso ocorra, as alterações seriam realizadas gradualmente, a partir do fim da discussão do currículo comum das escolas, prevista para acabar em 2018 ou 2019. A mobilização também está centrada num maior debate sobre a reforma no Paraná. “Queremos ser ouvidos e sabemos o que estamos fazendo. O governo propõe reformas, mas o Estado não tem suporte, as escolas não tem estrutura. Não queremos que as decisões aconteçam mais de cima para baixo”.
Logo após a ocupação do Manoel Ribas, os alunos se dividiram em equipes. Um grupo cuida da cozinha, outro da limpeza, e assim por diante. Para que tudo saia em ordem, eles contam com o auxílio de mães e da Defensoria Pública de Guarapuava. “Estamos orientando os estudantes e fazendo a ponte com o Governo”, disse a defensora pública Ana Caroline Teixeira. Eliane Bueno é mãe de aluno e disse estar orgulhosa da atitude do filho e demais estudantes. “ Mostra que nossos alunos estão politizados, sabem o que acontece e reagem quando se sentem prejudicados”.
Pais, professores e outros simpatizantes da causa também organizam grupos nas redes sociais e aulões para que os estudantes não tenham prejuízo didático para o Enem.
SEMINÁRIOS
A Secretaria de Estado da Educação promoverá a partir desta quinta (13) seminários em todo o Paraná para debater as mudanças propostas pelo Governo Federal para o ensino médio. Serão feitas discussões simultâneas nas 32 regionais da Educação do Estado, com a participação de toda a comunidade – pais, estudantes, grêmios estudantis, professores, diretores, pedagogos e técnicos da pasta.
A Secretaria da Educação também disponibilizou um questionário on-line para consultar a população sobre a reforma. A ferramenta pode ser acessada pelo link
CONFIRA A GALERIA DE FOTOS :