Da Redação
Guarapuava – O encontro entre o prefeito Cesar Silvestri Filho (PPS) e o secretário estadual da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Júnior (PSB) nesta semana, em Guarapuava, foi pautado pela necessidade da construção do Censo de Sócio Educação (Cense), na cidade. O local destina-se à recuperação de adolescentes infratores. De acordo com Cesar Filho, embora a segurança pública seja um dever do Governo do Estado, o município não pode se eximir de cuidar da segurança da população. “Por isso estamos dando continuidade às negociações, junto ao Governo do Estado, para a concretização desse projeto".
Em maio deste ano, o prefeito Cesar Silvestri Filho, acompanhado do secretário Artagão Junior, da deputada estadual, Cristina Silvestri, de membros do Poder Judiciário e equipe técnica, visitaram três terrenos que poderiam ser utilizados para construção do Cense. A área ainda está sendo definida pela equipe técnica da Secretaria de Justiça.
De acordo com Artagão Júnior, o Judiciário também está mobilizado para a construção do educandário. “Além de agir na ressocialização dos menores infratores, o Judiciário entende que reduzirá a sensação de impunidade, já que muitos são liberados por não terem um lugar adequado para ficar”.
Para a deputada estadual Cristina Silvestri, que também acompanha as conversas, a construção do Cense em Guarapuava poderá reduzir os números de violência e também auxiliar mais famílias na cidade. “O Centro irá trabalhar também com as famílias destes adolescentes, aumentando a chance de recuperação e a inserção deles na sociedade novamente. Além disso, os adolescentes ficarão perto da família, e isso realmente é decisivo para a recuperação deles”.
TRANSFERÊNCIA DA CADEIA
Durante a reunião, o prefeito Cesar também conversou com o Artagão sobre o projeto de mudança de local da Cadeia Pública de Guarapuava. "Precisamos do apoio do Estado para conseguir construir uma nova estrutura para abrigar os detentos em Guarapuava. Hoje o local, além de oferecer péssimas condições está praticamente no centro da cidade”.
De acordo com Cristina Silvestri essa negociação com o Estado é fundamental para mostrar que o município está empenhado em apoiar ações para garantir a segurança da população. "Unimos forças e estamos nos empenhando para concretizar esse projeto o mais breve possível".