22/08/2023


Paraná Política

Após retirada a emenda, negociação entre governo e servidores avança

imagem-121648

Da Redação, com Assessoria

Curitiba  –  O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa, disse na manhã desta terça (01) que a negociação entre o Governo e Fórum das Entidades Sindicais dos servidores públicos será retomada na próxima quinta (03). O artigo 33 da emenda constitucional 43 será retirado.
 
“O governo cumpriu tudo aquilo que havia sido pactuado. Retira o artigo que prevê protelar o pagamento da data base e abre o diálogo com todas as categorias dos servidores. A primeira será nesta quinta, às 15h, para discutir com os sindicatos as alternativas que nós temos”, afirmou Romanelli.
 
O deputado também explicou que o debate terá um eixo estruturante que é o teto do Estado para os gastos com pessoal em 2017. “Temos um limite de incremento de gastos com pessoal para o ano que vem que é de R$1.4 bilhão. A reunião servirá para decidirmos como estes recursos serão aplicados, considerando que temos a data base e promoções e progressões para serem pagas”, disse.
 
Segundo o líder do governo, o parcelamento é visto como uma possibilidade de negociação. “Não deixa de ser uma alternativa posta na mesa de debate e discussão. A mesa não pode ter nenhum preconceito em relação a nenhuma proposta. Todas elas devem ser debatidas, respeitando naturalmente o limite financeiro disponível”, explicou.
 
Romanelli ainda disse que a reunião marcada não significa o fim, mas sim o início da abertura de diálogo entre o governo e servidores. “Não teremos uma decisão já nesta quinta-feira. Mas é uma reunião importante na medida em que ela estabelece formalmente este debate importante para que nós possamos buscar uma solução”, afirmou.
 
“Nós também estamos ainda esperando com que as universidades possam suspender as greves, retornar ao ano letivo. Temos aí muitos desafios. Acho que os piores momentos já passaram, mas estou absolutamente convencido que nós voltaremos à completa normalidade na área da educação no Estado com o fim da greve dos professores. Ao mesmo tempo com a abertura do diálogo que será muito propositivo. Tenho certeza que nós conseguiremos chegar à um entendimento”, concluiu Romanelli.
 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo