Brasil – A foto é sensacional é já foi compartilhada mais de 23 mil vezes no Facebook. Curtidas? Mais de 89 mil. E não é pra menos. O fotógrafo foi de uma sensibilidade simplesmente sensacional ao fazer esse registro para o 'Favelagrafia', projeto idealizado com o objetivo de criação e montar uma exposição fotográfica sobre as favelas cariocas teoricamente pacificadas – Alemão, Santa Marta, Vidigal, Prazeres, Macacos, Providência, Cantagalo, Pavão/Pavãozinho e Rocinha. retratando e divulgando a identidade de cada uma.
"Alguns lutam com outras armas" foi o nome dado à imagem feita pelo estudante de Design Gráfico, Anderson tirada na favela do Turano, na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro. "Eu fiz a postagem na hora do almoço e no final da tarde já eram centenas de cliques e comentários. Levei um susto quando vi que a Maria Rita [cantora] e o marido da Alicia Keys [rapper Swizz Beatz] tinham postado a foto se identificando. Até fiquei aterrorizado", contou.
Iniciado em agosto, o projeto conta com 11 mil seguidores no Instagram e tem páginas em outras redes sociais para divulgar as 10 mil fotografias já captadas pelos fotógrafos/moradores. São eles que fazem as postagens e os textos nas redes sociais, segundo Aline Pimenta, diretora da agência NBS.
"É o olhar do morador, totalmente livre para achar seus caminhos. Cada um tem seu estito. Pelos seus traços, conseguimos o olhar genuíno de cada um deles. Quem poderia criar um novo olhar seria o morador", disse
Agora em novembro, o Favelagrafia terá uma exposição, livro e um site onde ficarão informações pessoais dos fotógrafos.