Pitanga – O prefeito Beto Richa, de Curitiba, defendeu nesta quinta-feira (28), em Pitanga, na região Central do Paraná, mais investimentos para os pequenos municípios do interior do Estado. Ao investir fortemente nos pequenos municípios, teremos um Paraná forte, afirmou Richa, em reunião suprapartidária realizada na Câmara de Vereadores de Pitanga. Também participaram da reunião os deputados estaduais Valdir Rossoni, Ademar Traiano e Luiz Fernandes Litro.
Para Richa, o desenvolvimento dos pequenos municípios mantém a população nas suas cidades de origem e evita o inchaço populacional dos grandes centros urbanos. Hoje, o que vemos é o esvaziamento dos pequenos municípios e a crescente demanda por mais serviços públicos nas áreas de saúde, educação, habitação, pavimentação, transporte e outras nas grandes cidades. Podemos inverter esse processo e promover o desenvolvimento respeitando as vocações regionais, propôs Richa.
Em Pitanga, município que comemorou na quinta-feira 66 anos de criação, o prefeito de Curitiba também participou da solenidade de inauguração da Casa de Saúde Santa Rita. A nossa proposta prevê o desenvolvimento de um programa que agregue às boas iniciativas em execução e não apenas no âmbito do Estado, mas também na esfera dos municípios uma visão estratégica de desenvolvimento, lastreada nas extraordinárias potencialidades do Paraná, explicou o prefeito.
Na visão de Richa, questões como a saúde extrapolam o plano municipal. Todo o paranaense tem direito a atendimento digno, mas às vezes precisa viajar longas distâncias para fazer uma cirurgia de apêndice, ou até para procedimentos mais simples, observou. A consolidação dos hospitais regionais evitará a sobrecarga de atendimento observada hoje nos grandes centros, disse.
Para ele, os programas sociais da Secretaria da Agricultura, da Sanepar e da Copel devem ser mantidos e aperfeiçoados com mecanismos de emancipação dos beneficiários. Este novo projeto de desenvolvimento não pode prescindir do papel indutor fundamental desempenhado pela Copel, pela Sanepar e pelo Porto de Paranaguá, que devem permanecer sob controle do Estado, considerou Richa. A Copel, a Sanepar e o Porto têm valor crucial para o Estado porque atuam em setores estratégicos e já demonstraram sua capacidade de fomento social e econômico, completou.
Segundo o prefeito de Curitiba, essa postura não afasta o investimento privado. Ao contrário. O Estado pode multiplicar sua capacidade de investimento em setores essenciais e, através de acordos pontuais com empresas e entidades, desenvolver parcerias público-privadas em outras áreas, afirmou.
Para Richa, essa sinergia é fundamental para que o Estado possa empregar mais energia na saúde, na educação e na segurança pública, áreas que mais afetam o bem-estar dos paranaenses. Uma proposta que amplie as forças de segurança polícias Civil e Militar em qualidade e quantidade, quanto a seus efetivos, equipamentos, armamentos e inteligência; que represente a melhoria da qualidade nos serviços de saúde em cada uma das regiões do Estado. Discutir esse projeto de desenvolvimento é tarefa prioritária do PSDB e de nossos aliados nos próximos meses, concluiu.
Política
Em Pitanga, Beto Richa defende mais investimentos para os pequenos municípios
- Por Cristina Esteche
- 30/01/2010