22/08/2023



Guarapuava Política

Juiz eleitoral ouve dois vereadores e dois suplentes

imagem-123029

Da Redação

Guarapuava – A Justiça Eleitoral está dando continuidade às investigações provocadas pela denúncia feita pelo ex-candidato a vereador Erivelton Stocco, em Guarapuava.  

Protocolado pedidos para impugnação de João do Napoleão e mais três

Os vereadores que são alvo da ação, João do Napoleão, Germano Toledo Alves (GTA), Cezinha da Malusa e Rony Santos já foram ouvidos pela Justiça Eleitoral e agora a denúncia tramita no Ministério Público. 

A ação aponta irregularidades na prestação de contas dos candidatos envolvidos, desobedecendo as regras do Tribunal Superior Eleitoral. (TSE). Esta é a primeira vez que a Justiça Eleitoral desenvolve um trabalho tão rigoroso a respeito da prestação de contas de candidatos durante o período eleitoral. “A prestação de contas deixou de ser um faz de contas. Todos esses batimentos poderão ser feitos e poderão resultar na impugnação do próprio candidato. Em Guarapuava, a  ação está nas mãos do juiz eleitoral Bernardo Fazollo.

NO BRASIL

Um relatório recente divulgado pelo TSE mostra que no país, após o cruzamento de informaçõesd sobre as receitas e despesas de campanhas, foram identificados 38.985 doadores com indícios de irregularidades, o equivalente a 34% em uma base de 11.526. Já nas despesas de campanhas, 1.426 de 60.952 fornecedores apresentara, algum indício de irregularidade, o que representa 2%.

Como exemplo, foram encontrados desde cidadãos mortos que contribuíram a empresas fornecendo serviços, ou produtos, sem funcionários regularmente registrados. Segundo o relatório, existem 35 casos de pessoas que já faleceram, mas que se encontram na lista de doadores. Há ainda pessoas que recebem assistência social, como o Bolsa Família, e ainda assim fazem doação.

*Matéria atualizada às 12h50 para retificar informação

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo