22/08/2023
Educação Guarapuava

Desde as primeiras horas da manhã, mães enfrentam filas para a matrícula dos filhos

imagem-123073

Da Redação 

Guarapuava  –  A busca por uma vaga em escolas de Guarapuava começa, literalmente, muito cedo. Mães fazem fila desde a madrugada para serem as primeiras no atendimento. Dona Laura Amaral mora perto do Centro de Tradições Gaúchas Fogo de Chão, e quer matricular a filha de sete anos na primeira série do ensino fundamental no período da tarde. "Escolhi esta escola porque fica mais perto da minha casa. Estou aqui desde que amanheceu o dia", afirmou. A mãe quer uma vaga na Escola Estanislau Cebula.

Assim como ela, outras mães também buscam assegurar vagas em locais mais próximos de onde moram. "Essa história se repete a cada final de ano. Guarapuava cresce, as crianças também ebntram na idade de ir pra escola. É preciso que as autoridades competentes vejam isso", diz a dona de casa Janete de Oliveira.

A Secretaria de Educação e Cultura,  por meio da Secretaria de Comunicaão (Secom), disse que com base na Lei de Diretrizes Básicas da Educação, segue o sistema de georreferenciamento, no qual os alunos são matriculados na escola mais próxima de sua residência.  "Este sistema possibilita uma melhor distribuição do número de vagas nas escolas. Não faltam vagas em nenhuma das 43 escolas municipais. A matricula é realizada para alunos do primeiro ano e os já matriculados passam pelo processo de rematrícula". 

De acordo com a Secretaria, sndo assim, os alunos do primeiro ano tem a opção de escolher o turno em que estudarão e "eventuais filas de pais em frente às escolas é uma opção dos mesmos para a escolha do turno da manhã ou da tarde (dependendo do interesse dos pais)".

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.