22/08/2023


Geral Guarapuava

Egresso da Guairacá cria aplicativo para autistas

imagem-123084

.Da Redação

Guarapuava – Crianças autistas poderão ter acesso a um aplicativo de celular que as auxiliará no processo de aprendizagem. A ferramenta foi desenvolvida por Jesher Heliel Rodrigues, egresso do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Guairacá, e um dos sete finalistas do Prêmio Sercomtel de Inovação de 2016, proposto pelo Sindicato da Indústria de Software do Paraná e pela Sercomtel, empresa de telecomunicações com sede em Londrina.

O prêmio é voltado para estudantes de graduação e egressos de instituições de ensino no Paraná com o objetivo de incentivar a criação de projetos e pesquisas na área de Tecnologia, Informação e Comunicação (TIC), reconhecendo os trabalhos de qualidade técnica e de aplicabilidade. Neste ano foram 46 participantes. O aplicativo foi denominado como OTO (Olhar Tocar Ouvir). O resultado da seleção foi comemorado por Jesher. O resultado do prêmio será divulgado nesta sexta (25).

“Foi uma grande surpresa saber que o meu projeto foi um dos sete finalistas. Isso representa muito, para minha família e professores, principalmente à professora que me orientou no processo de desenvolvimento. Isso também significa uma grande vitória para todas as famílias que têm crianças com autismo, o qual o aplicativo auxiliou e vem auxiliando no processo de aprendizagem.”

O trabalho foi orientado pela professora Ana Carolina Espirito Santo Lima. “Fiquei muito emocionada quando soubemos da classificação do TCC entre os finalistas do prêmio. É realmente gratificante ver o reconhecimento que eles deram ao projeto”. A professora afirmou que sempre contaram com o apoio do Colegiado de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Guairacá e, logo ao tomar conhecimento do Prêmio Sercomtel, o coordenador do curso incentivou a submissão do trabalho. “Esse resultado nos motiva ainda mais a correr atrás de pesquisas em que a computação pode auxiliar crianças portadoras de Transtornos do Espectro Autista. Mas tudo isso também não seria possível sem a incrível motivação do Jesher, seu foco e determinação foram fundamentais para o desenvolvimento do projeto”.

Para o coordenador do curso na Guairacá, professor Rodrigo Souza D’Ávila, é um grande orgulho ver um egresso dando passos tão importantes em sua carreira, utilizando os conhecimentos adquiridos na graduação. “Estamos no caminho certo para formação de nossos alunos no curso de TADS. Essa é uma conquista de toda faculdade e também serve de incentivo para que outros alunos sigam na área científica”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo