22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Cruzes no Centro de Guarapuava lembram mulheres assassinadas

imagem-123104

Da Redação, com assessoria

Guarapuava – Quem passa pela Praça 9 de Dezembro nesta sexta (25), em Guarapuava, se depara com cruzes pretas colocadas no chão. em sinal de luto pelas mulheres assassinadas no município. O evento começou na madrugada de hoje quando homens e mulheres foram até a praça no centro da cidade para a vigília que acontece anualmente. Vestindo roupas pretas, os manifestantes também acenderam velas e depositaram flores. Poesias, cantos e depoimentos também integraram o momento de introspecção e reflexão.

De acordo com a secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Eva Schran, a vigília faz parte da programação dos '16 Dias de Ativismo', campanha contra a violência que atinge o público feminino.

“Não é só a violência física que mata. A violência psicológica, a sexual, a moral, a patrimonial e a institucional também retiram o direito a uma vida digna e sem medo das nossas mulheres. Estamos aqui para mudar nossa realidade. Mulher, você não está sozinha".

Para se ter uma ideia dos índices da violência contra a mulher em Guarapuava, uma pesquisa realizada pela Secretaria da Mulher mostra que o mês de outubro é o pico de registros de ocorrências nesse sentido. A média levantada no número de agressões é de 56 ocorrências, contra 54 em janeiro, 50 em dezembro e novembro e fevereiro, com 44. Os dados têm como base os Boletins de Ocorrências da Polícia Civil, nos anos de 2013, 2014 e 2015. Outro dado apontado pela consulta é que 70,7% dos boletins de outubro registraram violência física, contra 29,3% de violência psicológica e outros tipos. Mostra também que as agressões acontecem após às 18h, em 60% dos casos. 

Em casos de violência contra a mulher, denuncie. Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher), ou 3630-1730 (Delegacia da Mulher), ou ainda procure os serviços da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. Telefone: 3622-1342.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.