22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Nivaldo Kruger entrega livros para diretores de escolas e CMEIs

imagem-123456

Jonas Laskouski

Guarapuava – Com quase 90 anos de idade, Nivaldo Kruger ainda impressiona pela lucidez e por estar na ativa, fazendo uma das coisas que mais gosta: contando histórias sobre a sua amada Guarapuava. Na tarde dessa quarta feira (30), a Secretaria de Educação e Cultura reafirmou uma antiga 'parceria' e num gesto de agradecimento, convidou a lenda para falar sobre o último lançado por ele: Guarapuava – Fases Históricas, Ciclos Econômicos – das Missões Jesuíticas do Século XVI à Modernidade do Século XXI. 'Ele sempre está disposto em tudo o que precisamos (em relação a parte histórica), e quanto mais valorizarmos a figura dele, mais últil ele vai se sentir, e consequentemente feliz. É isso que mantém a sua lucidez", fala Doraci Senger Luy, secretária de Educação e Cultura do município.

Mas não só isso. O ex-prefeito autografou a obra, que foi entregue para todos os diretores das escolas muncipais e também dos CMEIs, e agora passa a fazer parte do acervo das bibliotecas dessas instituições, consequentemente mais uma ferramenta para os alunos se interarem da rica história de Guarapuava. O escritor também aproveitou o momento, que aconteceu na Casa da Cultura, para louvar o ato de educar e os profissionais que ali estavam, e falar em tempos de esperança. "Vejo a escola como quem admira um templo. E vocês, educadores, são os apóstolos desse tempo em formação". disse o escritor. 

Tatiele Zevirikoski, diretora da Escola Dom Bosco aplaudiu a iniciativa. "Seu Nivaldo é memória vida da história de Guarapuava. Temos poucas fontes históricas. Ele fala sobre o passado ligando vários fatos históricos, com uma clareza e uma riqueza de detalhes admiráveis". disse Tatiele.

Realmente, Tatiele, o monstro Nivaldo é admirável. Por tudo que ele representa para Guarapuava. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.