Da Redação, com informações de Mabia Cristine
Candói – O município de Candói tem se tornado uma referência em qualidade de vida. Dessa vez, o reconhecimento vem por meio da área educacional.
De acordo com uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas em 40 municípios, de todas as regiões do Paraná, concluiu que apenas 32,5% deles conseguiram atender completamente a meta do Plano Nacional de Educação (PNE), e Candói teve um destaque importante.
O PNE estipula por meio da meta 1, a obrigação de universalizar o acesso à pré-escola das crianças entre quatro e cinco anos, ou seja, crianças tem o direito de frequentar as aulas a partir dos quatro anos de idade.
Candói foi o único município da região da Cantu a atingir a meta estipulada pelo PNE, de alunos em sala de aula.
Outra conclusão da auditoria foi de que, na média, os 30 municípios com baixo desempenho educacional possuem três características comuns: grande extensão territorial, maior população rural e maior percentual de habitantes ocupados em atividades agropecuárias.
“Mesmo com todas essas dificuldades encontradas nunca deixamos de investir na educação de nossas crianças. Melhoramos a qualidade do ensino; incentivamos a capacitação dos professores e melhoramos os espaços físicos com reformas e ampliações”, afirma o prefeito de Candói, Gelson Costa.
AUDITORIA
Entre 13 de junho e 7 de outubro, 27 analistas de controle avaliaram três importantes áreas relacionadas à educação infantil: planejamento, espaço físico e pessoal.
Os 40 municípios auditorados têm população entre 5 mil e 50 mil habitantes. Os técnicos também avaliaram a estrutura física de escolas e entrevistaram secretários municipais de educação, coordenadores pedagógicos, professores e servidores.