22/08/2023
Geral Guarapuava

Usuários da Madeirit pedem redução no tempo dos ônibus

imagem-123634

Da Redação

Guarapuava – Moradores da Madeirit reivindicam desde 2015 um menor intervalo de tempo entre as linhas do transporte coletivo urbano. De acordo com Daniel Ivanski, que mora no bairro há 27 anos, três linhas atendem a Madeirit e o Jardim Veneza, uma delas incluindo a Vila D. Frederico (Concórdia). Porém, o ônibus passa a cada uma hora.  "O que estamos pedindo é que haja uma redução nesse intervalo, já que uma linha do Núcleo Tancredo Neves, por exemplo, atende a cada 15 minutos" .

Para ver a solicitação atendida, os usuários da Madeirit já entraram com pedido junto a Secretaria Municipal de Administração, junto ao Conselho Municipal de Trânsito (Comutra) e junto à empresa Pérola do Oeste. Um abaixo assinado com cerca de 400 assinaturas também já foi protocolado pela Associação de Moradores do bairro. Ainda segundo Ivanski, de acordo com estudos feitos por um engenheiro de trânsito a pedido do Comutra, ficou constatada a deficiência no trajeto e no tempo de atendimento.

Segundo o presidente do Comutra, João Oscar Rodrigues, a Pérola do Oeste argumenta que se mexer nessas linhas, tanto com mudança de trajeto ou redução de uma para meia hora como pedem os usuários, vai prejudicar a integração no terminal Estação da Fonte.

"O que eu disse para a comunidade é que entrem com novo protocolo que eu mesmo quero acompanhar um estudo mais aprofundado sobre essas linhas, porque até agora só ouvimos a parte técnica e precisamos ouvir a comunidade, já que o Comutra defende o interesse coletivo".

Ivanski disse que no dia 22 de novembro deste ano protocolou nova solicitação. Segundo ele, a Madeirit é a primeira linha de ônibus implantada em Guarapuava e, portanto, a mais antiga, percorrendo 17 quilômetros por hora, enquanto o Jardim Veneza é a quarta maior em extensão com 14 quilômetros percorridos a cada hora. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.