Da Redação
Guarapuava – Após 24 anos, mais um cemitério é criado em Guarapuava. O nono deles, no bairro Xarquinho, está à disposição de famílias guarapuavanas desde o dia 30 de dezembro de 2016. Nesse dia foi sepultado o corpo da senhora Lindaura Luedle, 82 anos. Até esta sexta (13), mais dois corpos foram sepultados no novo cemitério, segundo informou o chefe de Divisão da Central de Triagem, Edson Pires Machado.
De acordo com a secretária de Administração, Denise Abreu Turco, a área foi vistoriada e liberada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), por meio da Licença de Operação nº 34770 no dia 13 de dezembro de 2016. “Este cemitério atende todas as exigências instituídas pelo IAP, com projeção de operação para os próximos 30 anos. Além disso, é uma área que está sendo muito bem utilizada, com projetos que contemplam não só os lotes, mas também ossuário, capela mortuária, pavimentação asfáltica, estacionamento, arborização, entre outras obras”.
O Cemitério Xarquinho possui 80 mil metros quadrados de área, divididos em 17 quadras e 8.458 lotes.
Ainda segundo Denise, a estrutura do Cemitério do Xarquinho foi projetada e elaborada por conta da demanda do município. “A obra está seguindo o cronograma e já conta com a divisões de quadras, lotes e pavimentação asfáltica em 30% da área”.
Os demais cemitérios estão localizados no Centro (Municipal), Alto da XV (Santo Antônio), Batel (Santa Terezinha), Boqueirão, Jardim Continental, Jordão, e nos distritos de Palmeirinha e Entre Rios.