Da Redação
Guarapuava – A Polícia Ambiental realiza a Operação Guará de combate a crimes ambientais na região da Serra da Esperança, nos distritos de Guará e Guairacá.
A Operação conta com apoio do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar e efetivos de Guarapuava, Salto Segredo e Curitiba.
De acordo com a 4ª Companhia de Guarapuava, a fiscalização ainda está em andamento nesta quarta (18), mas desde o início já obtém resultados. Até o momento sete propriedades já foram vistoriadas e em todas foram flagradas transgressões. Entre estas, estão 53 hectares destruídos de mata nativa, como bracatinga, imbuia, araucária, xaxim e outras espécies, além de três prisões em flagrante por danos à áreas de preservação permanente.
De acordo com a Polícia Ambiental foram retirados ilegalmente 25 imbuias, sendo encontrados 30 palanques, 14 táboas, além de 29 metros cúbicos de toras de araucária e oito xaxim. A polícia também encontrou um forno ilegal para fazer carvão e um desvio de recurso hídrico.
“Os proprietários das referidas áreas, estão todos identificados e responderão criminal e administrativamente, ficando sujeitos à multas e embargos das áreas”, disse a polícia.