22/08/2023


Geral Região

Transporte de universitários em Pinhão deve ser definido na terça (24)

imagem-125940

Da Redação

Pinhão – A questão da manutenção da gratuidade ou não do transporte dos estudantes universitários de Pinhão deve ser resolvida na próxima terça feira (24), em Curitiba. Nesta data, o prefeito Odir Gotardo, representantes dos estudantes universitários, vereadores e o deputado estadual Hussein Bakri, se reunem com o chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, para discutir o assunto.

No final da tarde da última quarta (18), o prefeito Odir atendeu um chamado dos universitários para uma reunião na Câmara de Vereadores. O objetivo era novamente discutir a possibilidade do transporte universitário gratuito, situação que o prefeito já havia deixado bem claro não ser possível, isso devido à obrigação do município em atender outras áreas da Educação que, segundo ele, não vinham sendo atendidas pelas gestões anteriores. Nesse sentido, o prefeito exemplificou várias situações, como a necessidade de renovar a frota de ônibus que está sucateada, construir e ampliar os centros de educação infantil, escolas e até mesmo a manutenção das estradas rurais, hoje praticamente intransitáveis e que resultam em muitas dificuldades para transportar os alunos do interior.

Uma sessão extraordinária que estava acontecendo foi suspensa para que os vereadores também pudessem participar da reunião com o prefeito. Na oportunidade, esteve presente o deputado estadual Hussein Bakri, que propôs indicar a destinação de um recurso de R$ 600 mil do Governo do Estado para custear o transporte dos universitários ou então investir em outra área que a administração entenda ser necessário. Por conta deste recurso, o transporte universitário seria gratuito. Segundo Hussein, esse recurso faz parte de uma cota que ele tem direito de indicar no orçamento do Estado.

De acordo com o prefeito Odir, a Secretaria de Educação do município vai manter o que estava previsto e cadastrar todos os universitários. Quanto à possibilidade da gratuidade do transporte, Odir declarou que será oficial somente a partir da assinatura do convênio proposto por Bakri entre o Governo do Estado e o Município. Na próxima terça (24), Odir vai até Curitiba para uma audiência no escritório da Casa Civil e se possível, já iniciar os tramites do processo de destinação dos recursos.

O prefeito destacou ainda que todo recurso é bem vindo, independente de quem seja o autor da indicação “Fui eleito para atender toda a população, nesse caso eu não tomei nenhuma decisão pessoal, mas hoje realmente não é possível oferecer a gratuidade do transporte universitário e isso por que recebemos o município com uma situação financeira delicada, com muitas dívidas, com a frota sucateada, e ainda temos a necessidade de gerar emprego, melhorar o atendimento na saúde, mas principalmente oferecer educação de qualidade. Enfim, para tudo isso acontecer, é necessário ter muita responsabilidade. Não podemos pensar politicamente, temos que pensar administrativamente, ou seja, esse é o momento de cortar gastos. Depois vamos equalizar os investimento para poder atender o maior número possível das demandas que nosso município tem na cidade e no interior, inclusive no tocante a aquisição de novos ônibus”, afirmou Odir Gotardo.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo