22/08/2023



Educação Guarapuava

Primeiro dia de aula está sendo normal em Guarapuava

imagem-127835

Da Redação

Guarapuava – Cerca de 32.125 alunos das 69 escolas estaduais retornaram às aulas nos oito municípios pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Guarapuava. Destes, a maioria está distribuída nas 32 escolas do município, somando 20.548 estudantes. De acordo com a ouvidora do NRE, professora Rosana Schwartz, em levantamento feito na manhã desta quarta feira (15) em escolas da cidade, apenas duas unidades tiveram 30 minutos de aulas, antes do recreio: Colégio Estadual Manoel Ribas e Escola Estadual Mahatma Gandhi. “As demais cumpriram o horário normal, que é de 50 minutos”.

A redução de 20 minutos nas aulas antes do recreio faz parte do calendário de atividades aprovadas pela assembleia geral da APP-Sindicato, no sábado (11), em Maringá, preparatórias para a greve geral de 15 de março. O horário que sobra (20 minutos de cada aula) estão sendo utilizados para a mobilização da categoria. Já o período pós-recreio, de duas horas, é para hora-atividade.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, as aulas na rede estadual de ensino começaram nesta quarta (15) e encerram em 20 de dezembro, conforme a legislação, que prevê 200 dias letivos e 800 horas/aula no ano. Para o recesso de julho, as aulas terminam no dia 14 e serão retomadas no dia 26 do mesmo mês.

REENCONTRO

Para muitos alunos, o dia de volta às aulas está sendo de novidades. Além de iniciar numa escola nova, para alguns, o reencontro com amigos também é motivo de alegria. Esse é o caso do menino Lorenzo Esteche Korocoski. Portador de paralisia cerebral, ele estudava na Escola Municipal São José e agora inicia atividades no Colégio Estadual Tupy Pinheiro. Além de encontrar a professora Débora, que o acompanhava há anos na antiga escola, e que o acompanhará como professora especial na sala de aula, Lorenzo reencontrou as amiguinhas Aline e Maria, dentre outras. “Para nós o que importa é que o Lorenzo seja feliz, aprenda e tenha inclusão e aqui ele foi muito bem acolhido, a exemplo da Escola São José”, disse Victor Sebastian, pai do menino.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo