22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Cristina Silvestri apoia lei que protege direitos dos autistas

imagem-127884

Da Redação

Curitiba – A deputada estadual Cristina Silvestri (PPS) manifestou seu apoio à regulamentação, no Estado do Paraná, da Lei Federal nº 12.764/2012, a “Lei Berenice Piana", que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ela participou na quarta feira (15) da audiência pública que tratou do assunto, na Assembleia Legislativa, e se declarou favorável à aplicação e ampliação da lei estadual nº 17.555/2013, que trata do tema, seguindo os mesmos preceitos estabelecidos na lei federal, que é mais completa.

Durante o encontro, a deputada informou que atendendo a um pedido dos pais das crianças com Transtorno do Espectro Autista, promoveu em 30 de agosto de 2015 em Guarapuava o 1º Encontro Municipal de Conscientização sobre o Autismo. Na oportunidade, a parlamentar convidou representantes do Centro Conviver – Centro de Atendimento Clínico e Educacional Especializado em Autismo, e da União de Pais pelo Autismo (UPPA), de Curitiba, para debaterem questões como atualização do tema, revisão de conceitos, sinais e sintomas, além de estudos sobre a causa, com troca de experiências. Segundo a parlamentar, foi a partir deste Encontro que a Prefeitura de Guarapuava disponibilizou uma equipe multidisciplinar para atuar na Escola São José, capacitando profissionais da educação, saúde e a criação de uma escola de pais, que orienta a família no tratamento da criança e seu convívio familiar.

A audiência pública na Assembleia Legislativa foi proposta conjunta dos deputados Péricles de Mello (PT), presidente da Comissão de Cultura; Tadeu Veneri (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e da Cidadania; Dr. Batista (PMN), presidente da Comissão de Saúde Pública; e Hussein Bakri (PSD), presidente da Comissão de Educação. Também contou com a presença de Berenice Piana, idealizadora da Lei Federal que leva o seu nome. A defensora pública do Estado de São Paulo, Renata Flores Tibyriçá, falou sobre a experiência do Estado vizinho com a implantação de um Núcleo Especializado em Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência. A terapeuta ocupacional, pedagoga e doutora em Saúde da Criança e do Adolescente, Márcia Regina Machado Santos Valiati, falou sobre a inclusão do autista paranaense nas escolas.

O escritor Nilton Salvador, coordenador do Movimento Orgulho Autista no Paraná, expôs o histórico do autismo na política brasileira; enquanto Sergio Antoniuk, neuropediatra infanto-juvenil, abordou o tema da medicação e da assistência à saúde do autista.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.