Bárbara Franco
Guarapuava – A quantidade de terrenos baldios, cheios de mato onde proliferam insetos e servem de esconderijo para marginais está preocupando os vizinhos, em diversos bairros de Guarapuava. A RedeSul de Noticias já fez várias matérias sobre o assunto. (LEIA MAIS AQUI)
Vários leitores da RSN entraram em contato e enviaram fotos para a Redação mostrando a situação dos terrenos, que são muitos. De acordo com Silvana Boiko, que mora na rua Domingos Caetano do Amaral, no bairro Santa Cruz, estes terrenos estão servindo de esconderijos para ladrões “Há uns dois finais de semana atrás entrou um ladrão na casa ao lado da minha e ninguém viu devido a altura imensa do mato”.
Adelir Tokarski também nos enviou fotos e reclamou da altura do matagal em um terreno atrás da casa dela, que fica na Travessa Alcebíades Rodrigues, fundos da Associação São Miguel. Segundo Adelir ,além do matagal, tem muito lixo no local. (LEIA MAIS AQUI)
De acordo com a Prefeitura de Guarapuava, as notificações aos terrenos baldios são feitas pelo Departamento de Fiscalização do município e funcionam da seguinte forma: a partir de denúncias de terrenos baldios com lixo ou mato, feitas na Ouvidoria (156), o Departamento de Fiscalização localiza o imóvel junto à Secretaria de Habitação e Urbanismo, para em seguida fazer a vistoria, com registro de fotos. Se a denúncia for procedente, o departamento notifica os proprietários que têm 30 (trinta) dias para executar a limpeza. Após esse prazo é feita uma nova fiscalização. Caso não exista o cumprimento da notificação, é aplicada multa no valor de R$ 821,55 (correspondente a 15 UFM´s), podendo ser acrescidos 20% + R$ 2,23 por metro quadrado limpo, para que a Surg realize a limpeza do terreno, conforme Lei Complementar 044/2013. (LEIA MAIS AQUI)
A Fiscalização Municipal ressalta a importância da limpeza dos terrenos baldios, evitando desta forma a proliferação de agentes nocivos à saúde, como insetos (inclusive o mosquito transmissor da dengue) e roedores, além da contribuição na questão da segurança pública.
As denúncias podem ser feitas diretamente na Ouvidoria do Município através do telefone 156, pessoalmente, no Paço Municipal ou ainda através do link OUVIDORIA, no site da Prefeitura.