Da Redação, com Agência Brasil
Brasília – O Ministério da Educação prorrogou até 6 de março o prazo para que Estados e municípios possam aderir ao programa Brasil Alfabetizado. Segundo a pasta, a ideia é atender prefeituras e Estados com dificuldade de acesso à internet, além de contemplar novos gestores que assumiram as secretarias de educação este ano.
Os interessados devem enviar, para o endereço www.mec.gov.br, os seguintes documentos: ofício para primeiro acesso do gestor local, ofício para alteração de gestor local e ofício para vinculação de gestor à entidade. Até o momento, mais de 700 localidades, entre Estados e municípios, já fizeram inscrição no programa.
Este ano, o Brasil Alfabetizado vai atender 250 mil pessoas a partir de 15 anos de idade. O programa é considerado pelo Governo Federal como uma porta de acesso para a alfabetização de jovens, adultos e idosos, com atendimento prioritário a municípios que apresentam alta taxa de analfabetismo – 90% deles na Região Nordeste.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, no Brasil, 12,8 milhões de jovens e adultos com 15 anos de idade ou mais não são alfabetizados. O número representa 8% de toda a população nessa faixa etária.