Da Redação, com assessoria
Guarapuava – Chaiane Leutner, egressa do curso de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade Guairacá, voltou a ser destaque na mídia. Ela participou pela terceira vez do programa Caminhos do Campo da RPC.
Sua primeira participação foi durante o primeiro ano de graduação, no ano de 2014, onde ela apresentou a receita de 'Pudim de Pinhão'. No ano seguinte, ela foi finalista no Concurso de Receitas Paranaenses, representando inclusive a cidade de Guarapuava. A receita exibida foi o 'Sorvete de Chimarrão com Calda de Hortelã', tema do seu Trabalho de Conclusão de Curso. Nessa edição do programa, Chaiane mostrou mais uma de suas criações: o 'Pão de Milho Verde'.
Conforme a chef de cozinha explicou, trata-se de receitas que ela mesma criou, com ingredientes de cada época e que são diretamente vindos do campo. “Como o programa é voltado ao público rural, eu sempre procurei desenvolver receitas com ingredientes fáceis e que geralmente as pessoas dessa região têm em suas casas e até mesmo cultivam”.
A egressa da Guairacá contou que as três receitas agradaram muito o público, principalmente o pão de milho verde, reflexo também da experiência adquirida nesses anos na área gastronômica. “Hoje me considero mais segura. Um dos motivos para isso é o fato de já estar formada, não tenho dúvidas de que aprendi muito com cada ensinamento da Guairacá. Outro motivo é que adquiri experiência vendendo pães artesanais, que até hoje faço”. Os pães produzidos por ela são feitos manualmente, sem auxílio de máquinas, o que resulta em um produto com aparência rústica e com sabor diferenciado. Dentre os tipos de pães estão: de milho, linguiça, caseiro, integral com cenoura e integral com ou sem grãos.
Realizada com a profissão que escolheu, Chaiane disse que continua aprendendo coisas novas a cada dia, com cada novo experimento que inventa na cozinha. Com isso, muitos projetos ainda estão por vir. “Sou grata por cada aprendizado diário. Percebo que estar no meio global é uma grande oportunidade para mim e que portas podem se abrir, pois amo cozinhar e ensinar, ainda mais em meio às câmeras. Tenho muitos projetos na área gastronômica e com esforço eles serão colocados em prática”.